Dois modelos portugueses, Ricardo Guedes e Ricardo Claudino, da Central Models, foram escolhidos pelo “guru” de moda americano, Tom Ford, para figurarem num editorial de moda sobre a nova colecção de acessórios de moda (que incluem óculos, canetas e relógios) deste designer. Estes “nossos” modelos fazem parte de um grupo de homens que representa os vários ideais de beleza masculina, segundo a revista britânica GQ Style, onde as imagens foram publicadas. A produção de moda foi conceptualmente idealizada e coordenada pelo próprio Ford e fotografada por Solve Sundsbo.

Esta não é a primeira vez que Ford aborda o nu masculino. Já o fez várias vezes, sempre com uma atitude provocatória. Por exemplo, na sua campanha de verão, o modelo brasileiro, Alex Schultz, surge como veio ao mundo, fotografado por Terry Richardson. Se as imagens irão ser censuradas, desconheço, mas de certeza que, em alguns países e publicações, serão trocadas por outras mais light.



Ford também teve, numa outra sua campanha, um modelo nu, quando era director criativo da Yves Saint Laurent Rive Gauche, que tinha sido adquirida pelo Grupo Gucci. A publicidade foi criada para o lançamento do perfume M7, em 2002. Depois de censurada, Ford avançou com uma outra versão, apenas mostrando o torso do modelo. Já este ano, o próprio designer despiu-se para a revista americana Out. Ford, homossexual assumido, não teve problemas em se depir para uma matéria que a revista dedicou à sua pessoa.
Este designer, que tem marcado a moda actual, ficou famoso por ter tirado a Gucci do vermelho, transformando a quase falida marca italiana num poderoso aglomerado de luxo, o Grupo Gucci. Durante toda a década de 90, tornou-se referência, e o cargo que ocupava na marca - Director Criativo, tornou-se uma profissão de referência. Até que pediu as suas contas em 2005, para criar a sua própria marca - Tom Ford, dirigida, sobretudo ao homem. Desde então já lançou perfumes e óculos para homens e também mulheres, em 2006, mas na linha de vestuário, os escolhidos foram apenas os homens...

Mas por mais polémicas que possam parecer as imagens de Ford, hoje tornaram-se moda. Um homem despido, às vezes com nu frontal explícito, em revistas de moda masculina, já é, actualmente, banal. Razão pela qual a edição especial de verão, da revista inglesa GQ Style, é dedicada ao homem nu, com um extenso artigo sobre o assunto.

Etiquetas:

One Response so far.

  1. Excelente forma de arte!
    Nunca entendi o preconceito para com o nu masculino.

Comente este artigo