A artista hispânica Alaska lançou, no mês passado, uma campanha publicitária a favor da organização internacional PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), onde se mostra nua, manifestando-se contra as touradas. Esta cantora, de origem mexicana e cujo nome verdadeiro é Olvido Gara Jova, juntou-se aos grupos PETA e Anima Naturalis para denunciar a crueldade contra os animais, neste caso os touros, sob o lema “La verdad al desnudo: la tauromaquia es cruel”.

Tal como já fizeram Jenna Jameson, Eva Mendez, Pamela Anderson ou Joanna Krupa, Alaska decidiu posar nua para esta campanha. Na imagem, a cantora aparece sem roupa, a sangrar devido às bandarilhas cravadas nas suas costas.

Em plena feira de San Isidro, em Madrid, as organizações PETA e Anima Naturalis aproveitaram para iniciar este protesto, dando voz a Alaska, já que a artista partilha da sua oposição a este tipo de festas. "Acho que a tauromaquia não está bem para nada, de modo que achei que devia fazer alguna coisa e a maneira que encontrei de o fazer foi não me calar e dizer o que penso a todos aqueles que me queiram ouvir", declarou Alaska. A vocalista do grupo Fangoria acrescentou ainda: "Não temos o direito de fazer mal a ninguém. Nem a uma criança, nem a um cão, nem a um touro…". A artista assegurou, ainda, que se trata, sobretudo, de uma mensagem para aquelas pessoas que nunca se puseram a pensar neste tema. “É estar a fazer ruído. Provavelmente, não se pode convencer os convencidos, mas há pessoas que podem começar a mudar", afirmou.

A oposição à tauromaquia tem crescido durante os últimos anos, em todo o mundo. Depois de Barcelona se ter declarado contra as corridas de touros, em abril de 2004. muitoas outras localidades espanholas seguiram o seu exemplo. Um último inquérito, de 2006, certifica que 82% dos espanhóis, entre os 15 e os 24 anos, não estão nem remotamente interessados neste tipo de celebrações.

Tal como Alaska, uma outra estrela hispânica, Roselyn Sánchez, que actua na série dramática da USA Network, "Kojak", aproveitou a oportunidade para ser a primeira latina a posar nua para a campanha “I’d rather go naked than wear fur”, neste caso “Prefiero estar desnuda que usar pieles”, também da PETA.

PETA é uma organização internacional sem fins lucrativos, fixada em Norfolk, Virginia, nos E.U.A., com filiações no Reino Unido, na Alemanha, Holanda, Índia e na região Ásia-Pacífico. Fundada em 1980, a PETA tem-se dedicado em estabelecer e em defender os direitos de todos os animais, operando sob o princípio de que estes não são para se comer, para se usar, para se fazer experiências ou serem abusados para o mero entretenimento. Por isso, a PETA vem educando os líderes de opinião e o público em geral sobre o abuso dos animais, promovendo o tratamento adequado e carinhoso para com eles.

Mais informações em http://www.peta.org ou http://www.petaenespanol.com. Deixo aqui algumas das imagens mais emblemáticas e espectaculares das campanhas de sensibilização desta organização.

Etiquetas:

Comente este artigo