Se Andy Warhol ainda fosse vivo, ele teria feito, a 6 de Agosto, 80 anos. Andy Warhol (ou Andrew Warhola), pintor e cineasta norte-americano, é internacionalmente reconhecido por ter sido figura maior do movimento Pop Art. Nos idos anos sessenta, Warhol pintou produtos americanos famosos mas corriqueiros, do dia-a-dia, como as latas de sopa Campbell's e a Coca-Cola: Mas também pintou grandes ícones de popularidade da época, como Marilyn Monroe ou Elizabeth Taylor.

É da sua autoria a célebre expressão "um dia, todos terão direito a 15 minutos de fama ". Tal surgiu-lhe ao comentar as suas próprias obras, baseadas em acidentes automobilísticos, em especial o de uma ambulância.

Andy morreu em 1987. Após uma operação à vesícula, que até tinha corrido bem, Andy Warhol morre no dia seguinte. A sua morte foi um choque para todos, pois ele era célebre há 35 anos e, por isso, muito conhecido. Warhol era uma espécie de benchmark para tudo o que era interessante ou cool. 21 anos passados da sua morte, ainda não foi substituído. Com as suas perucas como imagem de marca, Warhol foi influenciando outros artistas, que também já partiram, como Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, entre outros.

O 80º aniversário do seu nascimento fez com que a revista que fundou, a "Interview", lhe rendesse homenagem num dos seus recentes números de verão. Para tal, a revista convidou o designer de moda americano Marc Jacobs, que para além da sua própria linha, desenha para a Louis Vitton, a personificar Warhol. Tal deveu-se à sua associação com os artistas Takashi Murakami ou Richard Prince, à publicidade que tem feito, que parece arte e também às suas lojas, que nos fazem sentir como se estivessemos num club nocturno. Andy costumava dizer que a melhor arte era a arte dos negócios e não há dúvida de que Marc lidera um grande negócio criativo, daí ter sido justamente eleito personagem de capa.

Toda a revista presta homenagem ao artista Pop, quer através de depoimentos escritos por amigos de Andy, quer por reinterpretações das suas obras por novos artistas ou mesmo recorrendo à sua Factory como elemento visual numa produção de moda. Um must! Quanto a Andy Warhol, o seu espírito artístico nunca morreu, pois continua a influenciar muitos dos artistas de hoje. Andy sobrevive-nos a todos!

Etiquetas:

Comente este artigo