“O Estranho Caso de Benjamin Button”, de que falei há bem pouco tempo, é o filme mais nomeado para os Óscares deste ano. Tal drama concorre em 13 categorias, incluindo as de Melhor Realizador (David Fincher), de Melhor Actor (Brad Pitt) e de Melhor Filme. “Slumdog Millionaire(“Quem Quer Ser Bilionário?”), que se tornou no grande vencedor dos recentes Globos de Ouro, é também um forte candidato ao título de Melhor Filme. No total, acumula dez nomeações, o que faz dele o segundo filme a competir em mais categorias. Segue-se “Batman - O Cavaleiro das Trevas”, que soma oito nomeações, embora a maior parte delas seja em categorias técnicas, mas apresenta Heath Ledger na corrida para o Óscar de Melhor Actor Secundário, estando já afirmado como o pricipal favorito. Na rúbrica de Melhor Filme, estão ainda a competição “Frost/Nixon”, “Milk” e “The Reader”.

A lista dos restantes nomeados vem já a seguir, mas em termos de actrizes o destaque vai para Meryl Streep, que capitaliza a sua 15ª nomeação com o seu papel em “Dúvida”. As ambicionadas estatuetas douradas vão ser entregues no próximo dia 22 de Fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles, nos E.U.A.

Eis a lista de nomeados para a 81ª cerimónia de entrega de prémios da Academia. (deixei os títulos no original, por razões prácticas). Façam as vossas apostas:

Melhor filme: "The Curious Case of Benjamin Button," "Frost/Nixon," "Milk," "The Reader," e "Slumdog Millionaire"

Melhor Actor: Richard Jenkins,em "The Visitor"; Frank Langella, em "Frost/Nixon"; Sean Penn, em "Milk"; Brad Pitt, em "The Curious Case of Benjamin Button" e Mickey Rourke, em "The Wrestler"

Melhor Actriz: Anne Hathaway, em "Rachel Getting Married"; Angelina Jolie, em "Changeling"; Melissa Leo, em "Frozen River"; Meryl Streep, em "Doubt" e Kate Winslet, em "The Reader"

Melhor Actor Secundário: Josh Brolin, em "Milk"; Robert Downey Jr., em "Tropic Thunder"; Philip Seymour Hoffman, em "Doubt"; Heath Ledger, em "The Dark Knight" e Michael Shannon, em "Revolutionary Road"

Melhor Actriz Secundária: Amy Adams, em "Doubt"; Penelope Cruz, em "Vicky Cristina Barcelona"; Viola Davis, em "Doubt"; Taraji P. Henson, em "The Curious Case of Benjamin Button" e Marisa Tomei, em "The Wrestler"

Melhor Realizador: David Fincher, por "The Curious Case of Benjamin Button"; Ron Howard, por "Frost/Nixon"; Gus Van Sant, por "Milk"; Stephen Daldry, por "The Reader" e Danny Boyle, por "Slumdog Millionaire"

Melhor filme Estrangeiro: "The Baader Meinhof Complex," da Alemanha; "The Class," de França; "Departures,"do Japão; "Revanche,"da Áustria e "Waltz With Bashir," de Israel

Melhor Filme de Animação: "Bolt"; "Kung Fu Panda" e "WALL-E"

Melhor Direcção Artística: "Changeling"; "The Curious Case of Benjamin Button"; "The Dark Knight"; "The Duchess" e "Revolutionary Road"

Melhor Fotografia: "Changeling"; "The Curious Case of Benjamin Button"; "The Dark Knight"; "The Reader" e "Slumdog Millionaire"

Melhor Guarda-roupa: "Australia"; "The Curious Case of Benjamin Button"; "The Duchess"; "Milk" r "Revolutionary Road"

Melhores Efeitos Visuais: "The Curious Case of Benjamin Button", "The Dark Knight" e "Iron Man"

Melhor Canção Original: "Down to Earth" de "WALL-E”; "Jai Ho" de "Slumdog Millionaire"; "O Saya" também de "Slumdog Millionaire"

Jean Hersholt Humanitarian Award (Oscar honorário): Jerry Lewis

Aproveito a ocasião para dar conta do balanço de 2008, em termos de cinema, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual. Pois bem, no ano passado e pelo segundo ano consecutivo, as salas portuguesas perderam espectadores, ma conseguiram aumnetar as receitas, devido à subida do preço dos bilhetes.

Ao longo de 2008, passaram 15,9 milhões de pessoas pelas salas de cinema, representando menos 400 mil espectadores do que no ano anterior. Po outro lado, no ano passado estrearam-se 233 longas-metragens, 14 das quais portuguesas e 106 de produção norte-americana. Sem surpresas, o musical "Mamma Mia!" foi o filme que os portugueses mais viram, com 851 mil espectadores.

A animação, por sua vez, ocupou os lugares cimeiros. Em 2007, tinham sido "Shrek 3" e "Ratatui" os campeões. Em 2008, foi a vez de "Madagáscar 2" (com 731.427 espectadores) e "O Panda do Kung Fu" (com 604.489). Não é de estranhar, no nosso país, que os lugares cimeiros da lista sejam ocupados por filmes de grande entretenimento. No ano passado, para além de "Mamma Mia!", destaque para o regresso de Indiana Jones, num filme que reuniu, pela quarta vez, Steven Spielberg e Harrison Ford. Pelos resultado obtido, o herói de aventuras dos anos 80 continua a ter adeptos neste milénio.

Apesar de se ter estreado no final de 2007, "Call Girl", de António-Pedro Vasconcelos, liderou a tabela dos filmes portugueses mais vistos em 2008, com 175.808 espectadores. Em segundo lugar, figurou "Amália, o Filme", de Carlos Coelho da Silva (com 136.798 espectadores).

Façamos por ir mais ao cinema! Não deixemos que a crise afecte também esta indútria de entretenimento...

Etiquetas:

Comente este artigo