Já aqui falei da Helena e do seu talento, por duas vezes. O que me torna a focar esta minha amiga, que abraçou a arte da pintura, é o facto de a mesma me ter escolhido para seu primeiro modelo masculino, na série de retratos que tem vindo a desenvolver. Um orgulho, portanto. Pela amizade que ambos nutrimos mas, sobretudo, porque, de entre muitos homens que a Helena conhece, ter-me escolhido. Justamente a mim! Fruto da minha fotogenia? Talvez…

Como vem sendo habitual nesta sua faceta de retratista, a artista junta forças com uma outra arte, a da fotografia, fazendo parceria com um dos seus mestres máximos da actualidade, o fotógrafo António Homem Cardoso. Uma equipa que funciona na perfeição: ele capta a aura instantânea de uma pessoa, a Helena plasma a essência da mesma na tela. E o resultado fica sempre deslumbrante. Aqui ao lado está a fotografia que foi eleita e que servirá de base para o quadro que a Helena se propõe pintar. Fico curioso com o que dela possa resultar, pois a minha “imagem de marca” é o meu sorriso, mas a Helena preferiu esta minha outra face…

Quanto à sessão de fotografia, com António Homem Cardoso, posso dizer que foi surpreendente. Um verdadeiro privilégio, ao ser captado pelo olhar de um fotógrafo com mais de 40 anos de carreira. A mesma decorreu, serenamente, no seu estúdio na Lapa, sob a intensidade de holofotes, a disciplina do fotórgafo e a sempre perspicaz intervenção da Helena. Também aqui, ao invés do meu sempre pronto sorriso, Homem Cardoso pretendia que eu lhe desse algo mais. Um olhar mais sério ou mais sedutor... Mas à medida que ia disparando a sua máquina, o fotógrafo ia ficando contente com o resultado, logo, o modelo foi-lhe agradando, o que me ia deixando muito contente e cada vez mais à vontade, perante a objectiva.

Quanto a Helena Pedro Nunes, desde que há dois anos começou a mostrar a sua obra e a dedicar-se à pintura de uma forma mais visível, as encomendas e os projectos não têm parado. Para breve, avizinha-se já a conquista de Espanha, com uma exposição, em cuja capital, Madrid, já viveu por três anos. E uma outra, bem original, irá ocorrer por cá. Fiquem atentos! Estou certo de que 2009 será, para Helena, o ano da concretização e da confirmação da artista que tem em si.

Etiquetas:

Comente este artigo