Não paro de me surpreender a mim próprio. No passado dia 23 de Abril, no âmbito da cadeira "Publicidade e Relações Públicas", leccionada ao 3º ano de Ciências da Comunicação, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), fui um dos participantes convidados no Workshop "Comunicar Solidariedade", que visava contribuir para a compreensão das particularidades das técnicas de comunicação, publicidade e relações públicas nas Organizações Não Governamentais (ONG).

Segundo o grupo promotor deste workshop, constituído por alunos finalistas em Ciências da Comunicação, o convite fora-me dirigido devido à minha “vasta experiência profissional enquanto relações públicas, quer no sector privado quer no terceiro sector”. Como devem imaginar, senti-me, deveras, lisonjeado. Não é todos os dias que se tem a possibilidade de falar, para uma plateia interessada, sobre as várias e muito ricas experiências que vivi quando colaborei na AMI – Assistência Médica Internacional ou enquanto voluntário na Abraço.

No Pólo Universitário da Ajuda, para além de mim, estavam também presente na palestra, como convidadas, a Alexandra Sousa, fund raiser e marketeer da Fundação do Gil, e uma ex-aluna do curso, que apresentou um trabalho de investigação feito na mesma Fundação.

Estou certo de que, embora objectiva e sucinta, a minha exposição representou um bom contributo para a compreensão do papel das relações públicas no terceiro sector e das suas principais diferenças face ao sector privado. A julgar pelas perguntas que surgiram, o interesse dos presentes foi grande e genuíno. Para mim, foi mesmo um privilégio, passar a minha experiência a jovens que estão preste a s e formar. Confesso que gostava de repetir esta experiência, neste ou noutros temas.

Etiquetas:

Comente este artigo