No passado dia 30 de Junho, no Amo-te Tejo, teve lugar um evento, no mínimo, diferente e original - uma prova interactiva de Vinhos Verdes, bem fresquinhos. O mesmo decorreu no âmbito dos 100 anos da CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que se comemoram no presente ano.

Esta prova visava despertar, sobretudo, os sentidos mais importantes numa prova de vinhos - visão, olfacto e paladar. Para o efeito, foram por mim convidadas alguns amigos para estarem presentes, aprenderem algo mais sobre este tipo de vinho e darem notoriedade à acção: Pedro Reis e Maria Duarte, Mónica e Rubim, Cristina Areias, Raquel Loureiro, Fátima Preto, Nelson Rosado, Rita Mendes, Paula Santos, entre outros. Cada um deles foi desafiado a experimentar diferentes soluções aromáticas, normalmente presentes nos vinhos, e a adivinhar de que aromas se tratava, quer fossem aromas intensos ou delicados, alusivos a frutos, flores e especiarias.

Durante cerca de uma hora, os meus convidados foram conduzidos numa prova profissional de vinhos, que foi desde a análise visual da cor, limpidez e corpo do vinho, à análise olfactiva e gustativa. Por momentos, tiveram de tapar os olhos com uma faixa preta, pelo que parte foi mesmo um prova "cega".

Na ocasião, foram provados os Melhores Vinhos Verdes 2009 - premiados pela última edição do concurso da Região dos Vinhos Verdes e distinguidos recentemente em Braga, numa Gala - com avaliação comparativa de diferentes perfis de vinhos. Foram momentos de enriquecimento e experiências que se viveram, naquele fim de tarde, no Amo-te Tejo, onde nem o seu proprietário, Pedro Miguel Ramos, faltou.

Etiquetas:

Comente este artigo