A cadeia americana Fox está a comemorar os 20 anos da famosa série sobre uma atribulada e pouco convencional família amarela, “Os Simpsons”. Preparando os inúmeros fãs para a derradeira data, em 2010, com um especial que celebra em grande os 20 anos do programa criado por Matt Groening, a FOX acabou de estrear a 21.ª temporada, que começou ontem, dia 27 de Setembro. Consta que um dos “trunfos” desta nova temporada é a participação dos Coldplay, num episódio em que Homer Simpson ganha um milhão de dólares e contrata um espectáculo particular da banda britânica, apenas para ele e para o seu filho, Bart. A banda de Chris Martin junta-se, assim, a uma já longa lista de artistas e figuras públicas, que tiveram a “honra” de se tingir de amarelo...

O ponto alto das comemorações que a Fox tem vindo a promover no âmbito da celebração dos 20 anos da série “Os Simpsons”, que já figura no Livro Guinness dos Recordes, ocorre num programa especial, que será emitido a 14 de Janeiro de 2010. Uma data que não foi escolhida ao acaso. Apesar de a estreia da série ter ocorrido a 17 de Dezembro de 1989, com um especial de Natal, foi só a 14 de Janeiro de 1990 que tiveram início as emissões regulares no horário mais nobre da televisão americana, Domingos à noite. Morgan Spurlock, o seu realizador, lembra-se bem dessas noites de domingo, em que, tanto ele, como os amigos, mergulhavam no sofá, tal como as personagens da série o fazem no genérico, para assistir a mais um episódio protagonizado pela disfuncional, atípica mas sempre divertida família Simpson.

O humor e a sátira deverão marcar, certamente, o especial que Spurlock está a preparar. Intitulado “The Simpson Anniversary Special - In 3D! On Ice”, não vai ser em três dimensões, nem no gelo, como o nome parece indicar… Mas Spurlock, que tem estado submergido nos 441 episódios, das 20 temporadas, de “Os Simpsons”, já levantou um pouco o véu sobre o que está para vir… O fenómeno cultural em que “Os Simpsons” se transformaram será o ponto fulcral do documentário. "Mas não pensem que vai ser um daqueles especiais em que 'somos tão bons, não somos?", explicou o realizador durante a última "Comic-Com", nos EUA. O enfoque vai para como os outros países vêem esta família americana, e também como as diversas personagens têm visto as outras sociedades ao longo destas duas décadas.

A escrita inteligente e o peculiar humor das mais variadas situações tornaram “Os Simpsons” num fenómeno da cultura americana no mundo. E também se tornaram autênticos ícones da cultura pop, até o "D'oh!" zangado de Homer passou a fazer parte do Oxford English Dictionary. E esta família não pára… "Os Simpsons" chegaram recentemente ao continente africano, mais propriamente a Angola. Devido a isso, a agência de publicidade Executive Center decidiu criar uma imagem dos Simpsons, em versão angolana. Com a pele negra, as roupas típicas e, ainda, com os cabelos afro, os 5 personagens da série já figuram na campanha da DStv (Serviço de televisão via satélite). Esta imagem não passa exactamente disso, de uma imagem, pois a série é transmitida na sua versão original.

Considerada a melhor série de televisão do século XX pela revista Time, numa sua edição especial, em Dezembro de 1999, a família Simpson ajudou a criar audiências para séries animadas em horário nobre, abrindo caminho para outros sucessos como “American Dad”, “Futurama” (também de Matt Groening), “South Park” e “Family Guy”.

“Os Simpsons”, que ganharam uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood, em Janeiro de 2000 e um filme, em 2007, gozam de boa saúde e estão aí para durar. E estes são só os seus primeiros vinte…

Etiquetas:

Comente este artigo