O bairro de Pego Longo, na região de Sintra, recebeu o projecto pioneiro de responsabilidade climática denominado “Vila do Clima”. A AMES-Agência Municipal de Energia de Sintra procedeu à apresentação deste projecto no passado 5 de Setembro. Pego Longo, localidade na freguesia de Belas, deu, assim, o primeiro passo para se converter, de forma pioneira, no primeiro projecto de responsabilidade climática, em Portugal, dando início ao projecto “Pego Longo - Vila do Clima”.

Ao longo do dia, ocorreram diversas actividades que envolveram a comunidade, entre as quais um atelier de sensibilização ambiental para crianças e uma exposição de painéis fotovoltaicos. Mas a mais emblemática, ocorreu pelas 16h30, altura em que várias personalidades procederam à entrega de lâmpadas economizadoras, por família habitante do bairro que em troca, tivesse entregado lâmpadas incandescentes convencionais. Com efeito, estiveram presentes Luís Lourenço e Joana Caçador, Marta Wahnon, Vítor Ennes e Samanta Ávila, Paula Santos, Ciomara Morais e eu próprio. A alegria dos cerca de 1.000 habitantes de Pego Longo foi geral e o entusiasmo, em ver figuras reconhecíveis, fez-se sentir, desde a entrega de lâmpadas aos inúmeros pedidos de autógrafos. Mais tarde, os convidados tiveram ainda oportunidade de experimentar veículos de quatro rodas movidos apenas a energia solar, o que os surpreendeu e divertiu bastante.

O objectivo essencial deste projecto é intervir no bairro de Pego Longo, tanto a nível ambiental, como social. Este é um bairro com origem social, tendo sido criado para realojar população desalojada pelas cheias intensas nos anos 70. O bairro é constituído por habitações de construção precária tendo, assim, graves deficiências a nível energético e térmico.

Este foi o primeiro passo de um plano sustentado para Pego Longo, que recebe um projecto pioneiro de responsabilidade climática. Uma parceria da Câmara Municipal de Sintra, Grupo GCI e Ecoprogresso, com a colaboração da Agência Municipal de Energia de Sintra e a Junta de Freguesia de Belas. Mais informação em www.ames.pt

Etiquetas:

Comente este artigo