Foi um orgulho e uma tremenda experiência, ter desfilado pela adidas Originals, na passada edição da Moda Lisboa-Estoril. Tal estreia coincidiu com a, também, primeira vez do desfile da marca no principal palco da moda em Portugal. E não era para menos... Tal feito veio coincidir com o 60ª aniversário da adidas.

Adi Dassler, o fundador da adidas, achava, e tomava-o como um princípio, que nenhum atleta deveria ser deixado para trás. Acompanhando-os sempre de perto, tinha como principal motivação fornecer todos os atletas com o calçado mais adequado às suas necessidades pessoais, para a modalidade que praticassem. Os atletas usaram sapatos especiais, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amesterdão. Em meados dos anos 20, a adidas estava já a experimentar os bicos de salto. Em meados dos anos 30, Adi Dassler já fazia trinta sapatos diferentes para onze modalidades desportivas e tinha uma equipa de quase 100 funcionários.

60 anos depois e sob o lema “Celebrate originality”, significando que cada pessoa pode celebrar a sua própria originalidade, a ModaLisboa viu um desfile diferente percorrer a sua passerelle, com personalidades muito díspares, que iam desde modelos profissionais a atletas, passando por figuras públicas, embaixadores da marca, onde me incluí, a envergarem peças adidas e a demonstrarem que se adaptam ao qualquer estilo. As propostas adidas Original, com as suas múltiplas e diferentes linhas, combinavam entre si, com passagens por modelos mais clássicos, dos anos 80, recuperados dos arquivos da marca, mas também propostas mais avançadas, onde os universos do desporto, da música, do design e das novas tecnologias se conjugaram na perfeição.

Nelson Évora, Naide Gomes e Telma Monteiro, foram os atletas olímpicos que deixaram as suas modalidades de lado para percorrerem o tapete da ModaLisboa. A acompanha-los, desfilaram ainda nomes como Andreia Dinis, Nilton, Pedro Miguel Ramos, Rita Pereira, Rui Unas, Vintém, Yen Sung, Mariama Barbosa e eu próprio. Para mim, foi uma experiência única, percorrer a passerelle, cheio de estilo, entre tantos amigos.

Mais do que uma simples apresentação de colecção, a adidas pretendeu celebrar a originalidade, através de um desfile que transparecesse a verdadeira essência do trevo. Mostrando que há sempre uma peça que se pode enquadrar bem e que vai permitir evidenciar a personalidade e a atitude de qualquer um.

Foi no passado dia 10 de Outubro, que a adidas Originals apresentou as suas diversas linhas para Primavera/Verão 2010, pela primeira vez, na 33ª edição da Moda Lisboa-Estoril, em jeito de celebração do seu 60º aniversário. E eu fui seu modelo, por um dia. Um privilégio!

Etiquetas:

Comente este artigo