Pode uma garrafa de alumínio, criada para matar a sede de desportistas, transformar-se em objecto de culto e ter a sua marca associada aos universos da moda e do marketing? Claro que pode, desde que se chame Sigg Switzerland! Hoje, Sigg é vista como uma marca de optimismo e esperança., de pensamento avançado e positivo. Mas a história da empresa começou em 1908, quando Ferdinand Sigg, um especialista em processamento de metais, e o seu colega Xaver Küng, fundaram uma fábrica para produzir produtos em alumínios em Biel, nos arredores de Zurique, na Suíça. Ambos acreditavam que o alumínio seria o metal do futuro e começaram a fabricar vários produtos como garrafas de água, frigideiras e outros itens domésticos sob a marca SIGG. Cedo conheceu o sucesso e em 1917, a empresa mudou-se para a vila de Frauenfeld e adoptou oficialmente o nome de SIGG AG Aluminiumwarenfabrik. No decorrer das décadas, os produtos da marca SIGG tornaram-se presença constante nos lares suíços.

Fruto de o governo suíço ter proibido a utilização de determinadas garrafas para líquidos nas escolas públicas, por não haver nenhuma que atendesse as necessidades de saúde, higiene e ecologia, em 1983, nasceu a Sigg Bottle, com o intuito de adequar uma garrafa aos padrões exigidos pelas escolas. Uma garrafa prática, higiénica, saudável, ecológica e a única até hoje, que aceita qualquer tipo de bebidas, não deixando gosto nem cheiro, não criando fungos e totalmente hermética. Devido ao seu carácter prático, à qualidade e ao seu design, as garrafas foram-se tornando moda na Europa e, posteriormente, no mundo inteiro.

As primeiras garrafas desportivas foram lançadas no mercado na década de 90. Preocupada com os bilhões de resíduos plásticos produzidos anualmente em todo o mundo, a empresa dedicou-se à concepção de uma garrafa apelativa e reutilizável, que as pessoas passariam a usar em vez das banais garrafas de plástico. A primeira garrafa desportiva (com capacidade de 0.75l e uma distintiva tampa) foi apresentada em 1992 e o sucesso foi tal que, logo no ano seguinte, as divertidas garrafas SIGG ganharam um lugar cativo no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Rapidamente, as notáveis garrafinhas de alumínio da marca tornaram-se uma verdadeira mania nas academias de ginástica. De tal modo que a partir de 1999, a SIGG passou a dedicar-se exclusivamente à produção das garrafas reutilizáveis e amigas do ambiente, fabricadas 100% em alumínio, resistentes ao choque, e que mantinham a água (refrigerante ou qualquer outro líquido) fresca, livre de sabores e odores.

Assim adoptou a prioridade de explorar o rico segmento dos ginásios, sem perder de vista as infinitas possibilidades do mercado fashion, com produtos como uma garrafa com cinto de couro Louis Vuitton, por exemplo.


«Mais de 90% dos impactos ambientais produzidos por uma garrafa de plástico acontecem antes de o consumidor a abrir», afrima o Dr. Allen Hershkowitz, um cientista sénior da U.S. Natural Resources Defense Council. Para terem uma ideia disto, este cientista diz que podemos encher ¼ de uma garrafa com líquido para simbolizar quanta energia consome cada garrafa…

Em todo o mundo, mais de 60 biliões de toneladas de desperdício de plástico são produzidos todos os anos. O plástico é particularmente nocivo porque não é biodegradável e partículas de plástico podem, eventualmente, fazer parte da nossa cadeia alimentar por, por exemplo, permanecerem nos nossos oceanos. Em algumas partes do imenso mar, encontramos 5 vezes mais plástico do que plancton… Por isso, a marca helvética propõe a reutilização de uma garrafa que, após uma longa vida, pode, também ela, ser reciclada. Evolução do velho cantil militar, a garrafa da suíça SIGG é produzida com sofisticados processos de fabricação em alumínio de alta qualidade. Além disso, é leve, durável e ecológica. A beleza das cores, do design e do acabamento é notável. O interior da garrafa é revestido com um verniz não-tóxico à base de água, que tem como principal característica não deixar cheiro, nem gosto nas bebidas. Este verniz especial tem uma durabilidade infinita, até mesmo se a garrafa ficar machucada, pois é maleável. Este tratamento interno também evita a criação de fungos nocivos à saúde, e de resistência a ácidos, mantendo as características originais do líquido. Possui, ainda, uma tampa que protege o bico contra a sujidade e sistema de vedação que abre e fecha apenas com o auxílio de uma mão.

Aliado a este conceito ecológico, tem uma forte componente de aposta no design com a premissa “Hydrate in Style” e, nos últimos anos, os suíços transformaram a sua famosa garrafa em veículo de excelência para marketing. Edições personalizadas têm sido usadas como brindes em eventos, como um lançamento mundial da Audi ou um torneio de snowboard da Red Bull. O licenciamento tem sido também recorrente, e os produtos têm sido estampados, por exemplo, com personagens da Disney ou da Hello Kitty. O que tem feito a sua fama é uma abordagem inspirada na Swatch, a marca conterrânea, fabricante de relógios. Em ambos os casos, encontramos a estratégia de replicar um produto simples num sem número de cores e desenhos, para as pessoas coleccionarem. E uma garrafa pode não ser tão “apelativa” como um relógio, mas as imagens de celebridades com uma SIGG na mão ajudam a criar uma mística em volta da marca helvética. É, por isso, comum vermos Cameron Diaz, Gisele Bündchen e Cindy Crawford entre outros, fotografados com as garrafinhas fashion nas mãos.

A entrada no mercado português ocorreu em 2009 e ao invés de abrir lojas, a Sigg apostou numa espécie de quiosques, distribuídos por oito superfícies comerciais. Neste quiosques, a marca mostra toda a colecção e os seus comerciais contam toda a história por trás da marca, partilhando, cara-a-cara os benefícios do produto.
Segundo Michele Starvaggi, responsável pela Sigg, “a maioria das compras é feita por impulso e estas são pessoas que provavelmente nunca tinham pensado em comprar uma garrafa reutilizável. Graças à nossa abordagem ao mercado, consideram, pelo menos, se essa compra faz ou não sentido para elas. Os resultados têm sido espantosos e o conceito, que foi implementado em Portugal, é um modelo a seguir para outros mercados”. O mercado luso acabou então por se revelar uma surpresa positiva para a marca. Estamos, por isso, de parabéns, pois isto demonstra uma consciência ecológica activa.

Actualmente, as engenhosas e divertidas garrafas estão disponíveis em vários tamanhos e com dois tipos de tampas para escolher. Além disso, todos os anos, são lançados mais de 100 designs diferentes, que com suas tampas intercambiáveis possibilitam mais de mil opções de combinações. Não obstante serem amigas do ambiente, 1% dos lucros da SIGG são revertidos a favor da organização de protecção ambiental “1% For The Planet”.

Resumindo, as Sigg são garrafas ecológicas, reutilizáveis e recicláveis, que têm tanto de fashion como funcionais. Porque o futuro é verde e limpo, reciclar garrafas de plástico é bom, mas usar uma garrafa de água reutilizável é muito melhor para o ambiente. Eu já tenho a minha, que levo sempre para a praia, e aconselho vivamente. Há-as com diversos e originais padrões e vários tamanhos. Não custa nada contribuirmos para a diminuição de desperdício no nosso planeta, mesmo que sejam com pequenos gestos como este.

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