Depois da Praça do Comércio, quando a ModaLisboa regressou à capital de origem, a moda voltou, desta vez, à "praça" pública. No início de Outubro, a grande mostra da moda portuguesa instalou-se no Mercado da Ribeira, ao Cais do Sodré, para apresentar as colecções primavera/verão 2011 dos nossos principais criadores. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Outubro, este Mercado tornou-se no mais atractivo ponto expositivo e comercial da cidade. Para além disso, foi também um local, por excelência, de encontros e muitas trocas de ideias…

Intitulada, bem a propósito, "In The Market", esta edição da ModaLisboa foi um evento espontâneo, mais natural e sustentável. O lema “In the Market", representa, segundo Eduarda Abbondanza, "uma aproximação da moda ao mercado". Num edifício emblemático do século XVIII, que demonstrou bem, nesta 35.ª edição, como a tradição se pode transformar em futuro e tendência, tendo a escolha sido elogiada pela maioria dos presentes, exactamente pela mistura da tradição com o espírito vanguardista da moda...

Os criadores nacionais e convidados (o criador polaco Lukasz Jemiol e Adidas), estão de parabéns. No total, foram 23 as colecções que ali desfilaram. De destacar-se o regresso de Maria Gambina à capital, após uma ausência de cinco edições, bem como a “estreia” dos White Tent na passarela principal. E, claro, o regresso da dupla Alves/Gonçalves ao recinto, após um interregno de várias edições e locais "off". Particularmente, volto a ressaltar as propostas de Miguel Vieira, Nuno Baltazar, Ana Salazar (que supreendeu com manequins convidadas como Raquel Prates, Lili Caneças, Isilda Peixe, Bárbara Taborda, entre outras), e Nuno Gama, que mantêm o nível de qualidade e o sentido estético que tão bem os caracteriza.

De resto, foi um non stop de muita cor, tecidos fluídos e esvoaçantes, para um Verão que tanto bebe de inspirações étnicas, como de espírito romântico, e que diverge dos tons pastel às cores mais fortes e vibrantes…

Foi um prazer ver que o nosso país não é apenas regido pela depressão e descontentamento. Apesar da Crise, a Moda portuguesa goza de boa saúde. E termino, com mais umas palavras de Eduarda Abondanza, Directora-Geral da Moda Lisboa, "a economia não dorme e a Moda não se faz sonhando, mas executando os sonhos". Ficamos à espera da próxima edição...


...E PORTUGAL FASHION REGRESSA AO PORTO!

Mais tarde, de 16 a 18 de Outubro, foi a vez da Moda portuguesa subir até ao Norte. O Portugal Fashion regressou ao Porto, no Edifício da Alfândega, para apresentar 17 desfiles de Moda. “Hot'n'Cool” foi o tema desta 25.ª edição, que integrou, pela primeira vez, um desfile consagrado, exclusivamente, à joalharia e ourivesaria.

Por três dias, pudemos assistir às propostas Primavera/Verão 2010 de Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Felipe Oliveira Baptista, Luís Onofre e Storytailors, entre muitos outros nomes, num total de mais de 40 criadores e marcas. Destaque para a irreverência de Felipe Oliveira Baptista, que há poucos dias exibiu a sua nova colecção na Paris Fashion Week e que agora está à frente, como director criativo, da marca Lacoste. Fátima Lopes mostrou, também, a colecção recentemente apresentada na Paris Fashion Week, que fora recebida com entusiasmo nos meios especializados internacionais. No último dia, enalteço as propostas do criativo que actualmente veste a nossa Primeira-Dama, Carlos Gil, com um requinte a remeter para Alta Costura, como há muito não se via numa passarela…

O Edifício da Alfândega do Porto, que já acolheu o evento nas edições Primavera/Verão de 2001 e 2002, foi uma escolha natural, “por ser um edifício monumental, dos mais carismáticos da Invicta e com excelentes equipamentos”, segundo o Presidente da ANJE, Francisco Maria Balsemão.

Neste Edifício da Alfândega, houve também espaço para reencontros com muitos e bons amigos do Porto. E assim culminou esta temporada de moda e criatividade que a todos nos orgulha.

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