O famoso cãozinho está a comemorar 60 anos de existência. Já é sexagenário, este nosso cão de predilecção! Quem diria... Snoopy foi protagonista de umas das tiras de BD mais divertidas do mundo, criadas por Charlie M. Schulz. Charlie Brown é dono do Snoopy e, nos primórdios, o principal protagonista das histórias, onde, sempre que tenta fazer alguma coisa, acaba por fracassar... Snoopy, o seu animal de estimação, é um cão da raça Beagle, extremamente inteligente e que, apesar de não falar, consegue transmitir aos leitores os seus pensamentos e também o que está a sentir perante as mais diversas situações… Devido a isso, Snoopy acabou por fazer tanto sucesso, que veio a tornar-se na personagem principal das tiras humorísticas que protagonizava, ocupando o lugar de destaque que inicialmente era do seu dono. A restante “gangue” do Snoopy, denominada de “Peanuts”, é composta por Sally, irmã mais nova de Charlie; Lucy, apaixonada por Shchroeder; Linus o irmão mais novo de Lucy; Schroeder, o rapaz pianista; Patty Pimentinha, apaixonada por Charlie Brown; Woodstock, o pássarao amarelo e melhor amigo de Snoopy, entre outros...

O azarado e inseguro Charlie Brown e o seu cão Snoopy, chegaram aos primeiros leitores em Outubro de 1950. Schulz, seu "pai", veio a falecer em Fevereiro de 2000, não sem antes ter arrecadado quatro Emmys e ter conseguido estar presente, com uma estrela, no Passeio da Fama, em Hollywood. Por vontade do Schulz, não haverão novas histórias do já imortal Snoopy e restantes "Peanuts"...

Quando Snoopy apareceu pela primeira vez numa tira e durante dois anos, era apenas uma figura silenciosa, agindo tal e qual um cão real, caminhando sobre as suas quatro patas. Só em Outubro de 1952 é que este adorável cão começou a verbalizar os seus pensamentos, através de balões. A partir de então, Snoopy adquiriu também a capacidade de entender tudo o que as restantes personagens dos “Peanuts”, com quem interagia, diziam.

Como todos sobejamente conhecem, Snoopy é um cão extrovertido, com complexo de Walter Mitty, mas com muitas virtudes. A maior parte delas não são reais, mas fazem parte do seu mundo de fantasia (sonhos), que surge quando Snoopy dorme no telhado da sua casota (de notar que um dos primeiros desenvolvimentos da personagem de Snoopy foi a sua tendência para dormir no telhado da sua casa, ao invés de dentro dela, como seria normal). Muitos dos momentos mais memoráveis dos "Peanuts" ocorreram durante esses seus sonhos, nos quais Snoopy começou a revelar uma variedade de alter egos, cuja personalidade mais notável é a do piloto da Primeira Guerra Mundial. Para compor esta faceta, ele ajusta os seus óculos de aviador, com o seu capacete, e voa no seu Sopwith Camel (na verdade, a sua casota), lutando contra Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho (que aparece indirectamente representado pelas balas que vão atingindo a sua casota). Snoopy também se torna no "Joe Cool", quando põe os óculos de sol à John Lennon e se encosta, sem fazer rigorosamente nada. As suas outras personalidades de maior destaque são a do escritor famoso, a de advogado, a de jogador de hóckei no gelo, a de patinador olímpico, a do "Beagle Solitário" (o primeiro cão a voar sozinho sobre o Atlântico) e também o primeiro astronauta a chegar à Lua. Todas elas, um manancial de excelência para o merchandising que se passou a fazer desta simpática criatura.
O contraste entre a existência de Snoopy, no mundo dos sonhos, e de Charlie Brown, no mundo real, é onde reside o humor e a filosofia dos “Peanuts”.

A excepção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock, que apenas "fala" com marcas de apóstrofe e outros símbolos. O seu arquinimigo (além do mencionado Manfred von Richthofen) é o invisível "Gato estúpido da porta ao lado" (também chamado de "Terceira Guerra Mundial"). De facto, Snoopy não gostava de gatos em geral, comentando que eles eram "as ervas daninhas no relvado da vida" ("the crab grass on the lawn of life"), ficando ofendido com a expressão "it’s raining cats and dogs". Snoopy também detesta doces de côco e bolachas, sofre de claustrofobia e tem um medo mortal dos pedaços de gelo que desabam em cima da sua casota...

Snoopy é ainda, bilingue, pois compreende um pouco de francês. A sua comida de cão chama-se "para cães que voaram na primeira guerra mundial e compreendem um pouco de francês". Ele fracassou no seu curso de geometria, que era sua desculpa para não poder seguir o curso de golfe. Snoopy tem, ainda, a sua própria dança, que se chama Snoopy Dance… Um cão com muita personalidade, portanto. É por isso que se tornou tão adorável e, ao longo das gerações, tem conquistado tudo e todos. Muito também graças à exploração da sua figura num sem fim de peças de merchanding – T-shirts, onde dizia “Diet always begins tomorrow”, peluches, canecas, etc. O sucesso da banda desenhada foi tal, que ainda resultou numa série de televisão.

Charles Schulz, numa entrevista que dera em 1997, disse o seguinte, acerca do carácter do Snoopy: "Ele tem que sair do seu mundo de fantasia para sobreviver. Por outro lado, se assim fosse, ele levaria uma vida miserável e aborrecida." E nós também! Feliz aniversário, Snoopy!!!

Etiquetas:

Comente este artigo