O ano ainda vai no início, pelo que estou bem a tempo de falar deste calendário. E que calendário, o da Pirelli! De papel de parede de uma empresa fabricante de borracha a ícone da fotografia fashion e sensual, o Calendário Pirelli é um dos mais aguardados do ano, sempre com modelos de referência e profissionais de renome por trás das câmaras. A edição deste ano de 2011 tem como tema a Mitologia clássica e vem com o olhar e captação de luz do fotógrafo e “kaiser” da moda, Karl Lagerfeld. Os destaques deste ano são a modelo brasileira Isabeli Fontana e a actriz Julianne Moore, que emprestou o seu corpo para encarnar a deusa Hera.

Depois da China, imortalizada por Patrick Demarchelier na edição de 2008, do Botswana retratado por Peter Beard em 2009, e do Brasil de Terry Richardson em 2010, 2011 foi assinado pelo génio criativo de Karl Lagerfeld, artista e figura polivalente e, principalmente, esteta celebrado no mundo inteiro. No seu estúdio parisiense, Karl Lagerfeld deu vida a uma das suas paixões mais profundas, a das lendas e mitos da mitologia greco-romana, que conta a origem do homem e do mundo através das aventuras de deuses e deusas, heróis e heroínas. Numa viagem ao passado, através da linguagem universal da fotografia, este trabalho leva-nos de volta às raízes da civilização clássica e reaproxima o Calendário Pirelli do Velho Continente, onde há quase 140 anos foram iniciadas as actividades desta empresa, que se tornou uma multinacional, operando em mais de 160 países.

Claro que, quando Karl Lagerfeld se inspira na mitologia para fazer o Calendário Pirelli 2011, surgem nas imagens verdadeiros deuses, deusas e heroínas da mitologia clássica, graças à ajuda de 21 protagonistas, entre os quais Erin Wasson e Daria Werbowy e, pouco usual, vez fazendo uso de modelos masculinos, como Brad Kroenig e Baptiste Giabiconi. O olhar de Lagerfeld propõe-nos fotos “esculpidas” com rigor estético e referências constantes à arte da escultura e aos seus cânones clássicos.

"Mythology" é o nome deste trabalho que não é vendido, mas, sim, oferecido pela empresa aos clientes, há mais de quatro décadas. As fotografias, em preto e branco, representam 24 personagens, entre divindades, heróis e mitos que aparecem em imagens "esculpidas, tanto do ponto de vista do rigor estético quanto pelas contínuas referências à arte da escultura e aos cânones clássicos", informa a empresa.

A Pirelli costuma dar carta-branca aos melhores fotógrafos do mundo para que estes imortalizem as mulheres e os homens mais belos na edição anual do seu calendário, que vai na sua 38ª edição. Richard Avedon, Bruce Weber, Peter Lindbergh, Mario Testino e Annie Leibovitz são alguns dos que nomes que já assinaram esta obra. O difícil é conseguir um exemplar…

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