É isso mesmo: Yabba Dabba-Do! Bedrock está em festa!!! Os pré-históricos mais famosos do planeta estão a comemorar 50 anos! “Os Flintstones”, título de uma famosa série de televisão animada, produzida pela dupla Hanna-Barbera, de 1960 a 1966, são cinquentenários. Estes desenhos animados retratam o quotidiano de uma família de classe média, mas no tempo da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, tendo sido dobrado em 22 idiomas...

Nestes desenhos animados, o casal Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock. Fred, o “patriarca”, casado com Vilma, trabalha numa pedreira e conduz um carro com rodas de pedra, embora movido pelos seus próprios pés. Eles têm uns amigos vizinhos, o casal Barney e Bete Rubble, assim como possuem uns peculiares animais de estimação: um dinossauro e um tigre dente-de-sabre. Com o passar do tempo na série, surgiram ainda a filha Pebbles, dos Flintstones, em 1962, e o filho adoptivo dos Rubbles, Bambam, em 1963.

Exibida pela primeira vez na ABC, a 30 de Setembro de 1960, “Os Flintstones” foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos! E tornou-se na primeira animação a exibir uma história contínua num episódio completo de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. Foi também a primeira série de animação a ser exibida em horário nobre, já que era voltado para o público adulto - uma grande novidade na época, e ajudou os seus criadores, a empresa Hanna-Barbera Productions, a se tornarem num dos maiores estúdios de Hollywood.

Não há dúvida de que Fred Flintstone e o seu universo mexem com a imaginação de milhares de pessoas em todo o mundo, há já 50 anos. E o seu grito tão característico: Yabba Dabba Doo? Ecoa por diversas gerações... A primeira temporada teve 166 episódios. Mas o sucesso foi tal, que a série gerou diversos especiais, versões, filmes para TV e novas temporadas, sendo a última produzida em 1996. "Os Flintstones" foram indicados ao Emmy em 1961 na categoria programa de humor, tendo perdido para "The Jack Benny Show", famosa comédia da CBS. Depois disso vários programas sobre as famílias de Bedrock foram sendo exibidos, bem como novas séries de desenhos baseados no original, tais como “Bambam e Pedrita” (1971-1972), que contava a história deles já adolescentes e “Flintstones nos Anos Dourados” (1986-1988), que narra as aventuras de Fred, Barney, Vilma e Betty quando eram crianças.

Bem mais recente, vieram ainda as versões em carne e osso para o cinema, com “The Flintstones” (1994), com John Goodman, Rick Moranis e Rosie O'Donnell, e cujo tema foi cantado pelos B-52s, seguido de uma sequela, o “The Flintstones in Viva Rock Vegas” (2000), já com pouco do elenco original - Mark Addy, Stephen Baldwin, Kristen Johnston, Jane Krakowski e Joan Collins. Este filme contou ainda com Ann-Margret, que aparece como 'Ann-Margrock' e que canta a música principal, uma versão de outra canção temática do filme “Viva Las Vegas”, onde, curiosamente, Ann-Margret contracenou com Elvis Presley.

Para terminar, duas curiosidades… A música de abertura, que todos conhecem - "Meet the Flintstones", foi ao ar, pela primeira vez, na 3ª temporada da série, em 1965, e é de Hoyt Curtin. Antes disso, a primeira música de abertura era a instrumental "Rise and Shine", também de Curtin. Por outro lado, estes desenhos animados são tidos como o pilar dos estúdios Hanna-Barbera. O norte-americano William Hanna é um dos grandes animadores de todos os tempos. Em parceria com Joseph Barbera, produziu mais de 2.000 personagens animadas, tais como Tom&Jerry, The Jetsons, Magilla Gorilla, Yogi Bear, Antom Ant, Top Cat, Scooby Doo, Jabberjaw, entre muitos outros, de 1957 a 1991. Os estúdios Hanna-Barbera também produziram diversos anúncios, utilizando algumas das suas personagens, e são seus os “créditos” do genérico de animação da série de TV “Bewitched”. Quando William Hanna morreu, em Março de 2001, os estúdios Hanna-Barbera foram adquiridos pela Warner Bros. Animation e transformados no Cartoon Network Studios. Em Dezembro de 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais. O seu legado, com “Os Flintstones” à cabeça, ficará para sempre nas nossas memórias… e nos nossos corações.

Etiquetas:

Comente este artigo