Na passada madrugada de Domingo, cumpriu-se mais uma edição dos Óscares da Academia, a 83ª, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Uma cerimónia que se pautou pela habitual mistura de glamour e humor - ora directo, ora mais subentendido… Esta grande noite da consagração cinematográfica mundial distinguiu-se por um grande rigor técnico, no que respeita à produção, resultando na cerimónia mais rápida dos últimos tempos, dando muita pouca margem de manobra e improviso aos seus protagonistas...

Destaque para a dupla de anfitriões, bem mais jovem do que a do ano anterior, com os estreantes nestas lides, Anne Hathaway e James Franco. A cerimónia abriu com este par de apresentadores, os mais jovens de toda a história dos Oscars, a participarem num número de abertura surpreendente e bem diferente - um clip, que conseguiu passar por todos os filmes nomeados, com muita imaginação e humor q.b. Ao longo da cerimónia, os dois estiveram sempre bem e actuaram de forma competente. Muito joviais e entusiasmantes, mas sem nunca deixarem transparecer o carisma de um verdadeiro mestre de cerimónias. Destaco, especialmente, Anne Hathaway, que além de ter tido uma presença fresca e muito bem disposta, conseguiu a proeza de usar diversos vestidos numa só noite, incutndo mais brilho ao seu trabalho de apresentação. A actriz, de 28 anos, entrou no Kodak Theatre num vestido de noite vermelho de Valentino e, depois, usou sete outros lhe seguiram: Oscar de la Renta, Giorgio Armani Prive, Versace, Vivienne Westwood Couture, smoking Lanvin, Givenchy Haute Couture e Tom Ford.

Quanto aos “oscarizados”, não ouve grandes surpresas e praticamente todas as previsões acabaram por se concretizar, havendo uma distribuição de estatuetas por quase todos os filmes nomeados, destacando-se, sem dúvida, "O Discurso do Rei" como o grande vencedor, ao reunir quatro dos mais importantes Óscares – Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor, bem merecido por Collin Firth, e Melhor Argumento Original, de entre as doze categorias para as que concorria.

Contrariamente aos Globos de Ouro, "A Rede Social" veio revelar-se como um filme perdedor, não conquistando mais do que três estatuetas douradas, de entre as oito para as que estava nomeado. E o talento do realizador David Fincher, mais uma vez, caiu por terra, não tendo sido reconhecido com um Óscar… Outro grande derrotado foi "Indomável". Apesar das 10 nomeações, o filme não venceu nenhum Óscar na cerimónia de Domingo. Este foi o pior desempenho de um filme nos prémios da Academia desde 2003, ano em que “Gangues de Nova Iorque” também foi para casa de mãos a abanar, após ter recebido 10 nomeações. O filme dos irmãos Coen revelou-se um sucesso de bilheteiras, mas teve um fraco desempenho nesta noite de prémios.

Surpreendentemente, ou talvez não, "A Origem", de Christopher Nolan, conseguiu arrecadar quatro galardões, embora todos atribuídos a categorias técnicas. Destaque também para o reconhecimento dos excelentes trabalhos de Christian Bale e Melissa Leo, enquanto actores secundários, no mesmo filme: "The Fighter – Último Round", e, claro, de Natalie Portman, com o justo Oscar de Melhor Actriz pela sua incrível e visceral interpretação em "Cisne Negro".

Muitas surpresas agradáveis foram ocorrendo ao longo da noite, mas não posso deixar de referir as inesperadas presenças de Kirk Douglas que, com 94 anos e sendo uma lenda viva dos anos dourados de Hollywood, mostrou-se ainda muito espirituoso, cheio de piada até, e de Billy Cristal, que nos trouxe algum saudosismo dos tempos em que apresentava esta cerimónia, com um humor e uma classe ímpar…

Mas vejamos a quem couberam os galardões mais desejados da sétima arte (por alguns dos filmes ainda não estarem nas nossas salas, decidi manter os seus nomes no original):

Melhor Filme - "The King's Speech"

Melhor Realização - Tom Hooper, por "The King's Speech"

Melhor Actor Principal - Colin Firth, por "The King's Speech"

Melhor Actor Secundário - Christian Bale, por "The Fighter"

Melhor Actriz Principal - Natalie Portman, por "Black Swan"

Melhor Actriz Secundária - Melissa Leo, por "The Fighter"

Melhor Filme de Animação - "Toy Story 3"

Melhor Direcção Artística - "Alice in Wonderland"

Melhor Fotografia - "Inception"

Melhor Guarda Roupa - "Alice in Wonderland"

Melhor Documentário de Ficção - "Inside Job"

Melhor Montagem - The Social Network

Melhor Caracterização - "The Wolfman"

Melhor Banda Sonora Original - "The Social Network"

Melhor Canção Original - "We Belong Together", de "Toy Story 3"

Melhor Montagem Sonora - "Inception"

Melhor Mistura Sonora - "Inception"

Melhores Efeitos Especiais - "Inception"

Melhor Guião Adaptado - "The Social Network"

Melhor Guião Original - "The King's Speech"

Melhor Filme em Lingua Estrangeira - In a Better World (Dinamarca)


Mais informações em www.oscar.com

Etiquetas:

Comente este artigo