A temporada de 2011/2012 de abertura dos Lisbon Players começou com “Mister, Move Your Mattress”, uma adaptação musical da clássica comédia grega de Aristófanes, “Lisístrata”. Esta, bem inteligente e divertida, conta a história de uma tentativa de acabar com a guerra, aparentemente interminável, de Peloponeso, por mulheres gregas, cerca de 411 A.C.. As mulheres, espartanas e atenienses, colaboram juntas para encenar uma greve de sexo, até que os homens acabam por ceder e concordam em cessar as hostilidades…

Mas recuemos no tempo, até ao Séc. V A.C., com os seus festivais em honra do deus Dionísio, em Atenas, onde, naturalmente, eram apresentadas três tragédias, um drama satírico e uma comédia aos seus habitantes. O cansaço perante quase três décadas de Guerra do Peloponeso (431 – 404 A.C.), um magno confronto entre gregos atenienses e espartanos, despertou em Aristófanes o desejo de paz e justiça social, mas também um desencanto que haveria de assombrar, eternamente, todas as suas obras. O desrespeito pela vida humana, a peste e a morte dos seus concidadãos transformaram as obras deste comediógrafo em perfeitos manifestos anti-guerra, com ataques mordazes à classe política do seu tempo. Esses argumentos estão bem presentes em “Lisístrata”.

Lisístrata é uma mulher à frente do seu tempo. Uma mulher que, para travar uma guerra que todos os anos obrigava as mulheres da sua cidade, ou a colher os cadáveres de seus esposos e familiares, ou simplesmente a verem-se privadas, durante longos meses, dos seus maridos, decide instigar no espírito das suas compatriotas, uma greve de sexo. Tal demonstra uma inteligência e uma sensibilidade de uma personagem que apenas é encontrada, séculos mais tarde, em Shakespeare e na sua Rosalind...

Lisístrata tem uma mente brilhante. Desafia não só os homens do seu tempo, como também o seu próprio tempo, agindo e actuando como um espírito livre, denunciando injustiças e lutando arduamente pela paz, tal qual uma mulher da actualidade… Por estes motivos, os Lisbon Players decidiram adaptar a comédia de Aristófanes num musical chamado “Mister, Move Your Mattress”. Este musical estreou pela primeira vez em 1961, no Clark Hall, em Port Credit (perto de Toronto, Canadá) pela sociedade dramática de Credit Valley. Foi mais tarde reposto, em 1963, no Trinity College. Ambas as produções eram amadoras, tal como agora, com os Lisbon Players!

Destaque para os meus amigos João Valle-Flôr e Catarina Kaizeler, que se estreiam em palco com esta peça. Eles integram um elenco de grande qualidade e muito equilibrado. Que consegue transmitir-nos humor e alegria, especialmente nas canções que vão entoando, ou não se tratasse desta adaptação de um musical... Quem sobressai, e muito bem, é Rafaela Covas, que interpreta Lisístrata com convicção e dinamismo, que faz dela a mulher forte e arrebatadora imaginada por Aristófanes. Temos actriz!

“Mister, Move Your Mattress” está em cena até 29 de Outubro, de 5ª-feira a Sábado, às 21h30, no Teatro Estrela Hall ( Rua da Estrela 10, Lisboa). Vale mesmo a pena ver e o tempo já é escasso… Para mais informações ou reservas: www.lisbonplayers.com.pt e/ou www.mistermoveyourmattress.com

Etiquetas:

Comente este artigo