Inaugurada na passada segunda-feira, nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa, a Exposição “Tintin em Lisboa" contou com muitos amigos famosos e fãs desta personagem, que não quiseram faltar a este encontro, convocado por Sofia Marques: Helena Pedro Nunes, Quimbé, Pedro Reis e Maria Duarte, Elsa Gervásio e João Golegã Prazeres, entre muitos outros...

“Tintin em Lisboa" aborda o universo intemporal desta mítica personagem, apresentado numa exposição de itens provenientes de vários coleccionadores portugueses, que inclui tanto artigos da linha mais clássica, como da mais actual, referente ao mais recente filme de Spielberg e Peter Jackson.

Ao todo, são mais de 300 artigos diferentes, todos dedicados às aventuras de Tintin e seus companheiros. Para além de alguns exemplares das obras originais de Hergé em edições internaionais, podem ser também encontradas algumas "pranchas" antigas, figuras temáticas, bem como alguns álbuns inéditos e não oficiais com as aventuras de Tintin, desenhados por autores contemporâneos de diversos países, de cujas edições foram impressos apenas poucos exemplares em todo o mundo. Merecem toda a atenção!

Dos artigos em exposição destacam-se outras autênticas raridades, como umas peças de um serviço de mesa da autoria da pintora Paula Rego, uma caderneta de cromos completa lançada em 1970 pelos refrescos Royal (em excelente estado de conservação), e uma colecção, em diversos volumes, que inclui a primeira edição d’ As Aventuras de Tintin em Portugal, n’ "O Papagaio", em 16 de Abril de 1938. Outras peças poderão ser mais populares entre os visitantes, pelo seu carácter clássico e peculiar, como é o caso da mota, onde tive oportunidade de me sentar (mas não é para todos), e do Citroen 2 CV, ambos em tamanho real, que estão também em exposição.

Por isso, já sabem, entre um café e umas compras, podem ficar a conhecer um pouco mais do universo, sem paralelo, deste grande aventureiro... A Exposição “Tintin em Lisboa" encontra-se patente ao público, nas galerias do Saldanha Residence, até ao próximo dia 5 de Novembro.

Etiquetas:

Comente este artigo