Pois é, desde Junho que não postei mais nada… Mas, desculpas apresentadas, faz sentido a minha ausência… A minha mãe acusou demência, que se agudizou entretanto. Depois, tive uns merecidos dias de férias e, aliado a tudo isso, uma sempre imensa actividade. Mas eis-me de volta, tal como a rentrée (política, de aulas, de cultura, etc.)… Bom, quase não pode ser assim denominada, dado os acontecimentos que tanto marcaram as nossas férias.

Mas aqui me têm numa breve passagem pelo meu querido blog, para voltar a deixar um registo e a promessa de que, assim que a “normalidade” regressar, o blog voltará a ser actualizado como sempre...

E o meu post, desta vez, é sobre as minhas férias, mais uma vez passadas, na companhia de fantásticos amigos, nas magnificas ilhas dos Açores. De passagem e permanencia obrigatória pelo Faial, desta vez fomos conhecer a Graciosa. Um mimo! Agora, depois de conhecidas e exploradas 8 das 9 ilhas do Arquipélago, fica a faltar apenas Santa Maria…

Mas sobre o Faial, este meu post já tem um acrescento de actualidade: o Parque Natural do Faial foi distinguido, na passada semana, em Bruxelas, como Destino Europeu de Excelência (EDEN - European Destinations of Excellence). Fantástico!
O certame foi organizado pela Comissão Europeia e premiou outros 21 destinos turísticos da Europa, merecedores do título de Destino Europeu de Excelência em Turismo e Reconversão de Locais 2011.

No texto de apresentação do destino pode ler-se: “Imagine que está a trepar pela cratera adormecida e coberta de musgo daquilo que foi em tempos um vulcão activo, numa ilha dominada por verdes e atractivos picos. O Parque Nacional do Faial nos Açores oferece isto e muito mais. Depois de uma recuperação abrangente, o Parque está actualmente mais acessível do que nunca aos turistas”. E o texto prossegue: “O Parque oferece pistas educacionais, um centro de pesquisa e de descoberta e visitas guiadas para mostrar o melhor do Faial, incluindo o impressionante Vulcão dos Capelinhos. O Faial é um tesouro reencontrado de pequenas aldeias pitorescas, que alberga museus e galerias impressionantes e áreas circundantes naturais requintadas, pontuadas por picos vulcânicos elevados”. Eu não tinha dúvidas sobre tudo isto, razão porque me sabe sempre bem lá voltar…

Este mais que merecido prémio, segundo o Turismo de Portugal, “permitirá manter e melhorar a gestão do território, orientada para a conservação da diversidade e utilização sustentável dos recursos naturais”.

O EDEN é uma iniciativa da Comissão Europeia para a promoção sustentável de modelos para o desenvolvimento do turismo em toda a União Europeia. O projecto baseia-se em concursos nacionais que se realizam todos os anos e resulta na selecção de um “destino de excelência” turístico de cada país participante.
Fiquem com a lista dos 21 Destinos Europeus de Excelência deste ano:
ÁUSTRIA – Cidade de Gmünd/Caríntia
BÉLGICA – Marche-en-Famenne
CHIPRE – Kalopanagiotis
CROÁCIA – Pustara Višnjica
ESLOVÉNIA – Idrija
ESPANHA – Ecoparque de Trasmiera
ESTÓNIA – Solares do parque nacional Lahemaa
FRANÇA – Roubaix
GRÉCIA – Município de Delfos
HUNGRIA – Mecsek
IRLANDA – Great Western Greenway, Condado de Mayo
ISLÂNDIA – Município de Stykkishólmur
ITÁLIA – Montevecchio, Município de Guspini
LETÓNIA – aldeia de Ligatne
LITUÂNIA – Solar Rokiškis
MALTA – Għarb
PAÍSES BAIXOS – Veenhuizen
POLÓNIA – Żyrardów
PORTUGAL – Parque Natural do Faial
REPÚBLICA CHECA – Slovácko
TURQUIA – Hamamönü-Altındağ em Ancara

Certamente, bons destinos para umas mini-férias ou fins-de-semana alargados...

Etiquetas:

Comente este artigo