Pois é, cheguei aos 42... E comecei por celebrar o meu aniversário com um programa diferente, aproveitando o convite da minha amiga Ana Vital Melo para uma ida ao Centro de Investigação Champalimaud. E lá passei o dia 19 de Dezembro na Fundação Champalimaud, que incluiu uma visita guiada ao centro de investigação científica multidisciplinar e translacional, já uma referência no campo da biomedicina. Mas antes, almoço no surpreendente Darwin’s Café, um dos espaços públicos do Centro...

O dia estava magnífico. Um sol intenso que agraciou o nosso repasto, com vista sobre o Tejo. Entre conversa e garfadas, pude apreciar a atmosfera deste restaurante, bem como apreciar a sua cozinha. Gostei muito! Uma primeira e boa surpresa proporcionada pela Ana.

A seguir, a tal visita, que muito me impressionou. Pude ver que o Centro dispõe de excelentes condições para a investigação biomédica, bem como possui as infra-estruturas adequadas. Foi também bom constatar que o Centro Champalimaud é aberto ao público e pode ser usufruído por todos, desde os jardins panorâmicos, com uma grande variedade de árvores e áreas verdes, ao anfiteatro ao ar livre para a realização de espectáculos musicais e sessões artísticas ou, apenas, para se estar, em paz - tudo isto tendo como pano de fundo a água e o Tejo. Os bonitos edifícios erigidos naquela zona de Lisboa estão particularmente dispostos de forma a criar uma via pedonal em direcção ao rio.

Portanto, para lá dos centros de diagnóstico e de tratamento, e dos laboratórios, que me foi permitido ver, há toda uma “orgânica” criada e disposta de forma a promover o acesso livre a todos. Um luxo!

Da minha parte, saí de lá orgulhoso. Muito orgulhoso! Por ver um projecto português desta envergadura tomar forma... Quer pela arquitectura ímpar, quer no incentivo à investigação científica de primeira linha. Obrigado Ana! Tornáste o meu dia ainda mais especial…

Para mais informações www.fchampalimaud.org

Etiquetas:

Comente este artigo