O evento deste ano foi marcado por um feito inédito: nunca na história dos Oscars um filme de língua não inglesa havia sido tão aclamado e prestigiado. Mas, como as regras também existem para serem quebradas, o francês “O Artista” derrubou barreiras e superou outro grande favorito, “A Invenção de Hugo”, o recordista em termos de nomeações da noite, sagrando-se grande vencedor dos prémios da Academia de Ciências Cinematográficas neste Domingo, em Los Angeles.

O filme mudo e a preto e branco, de Michel Hazavicius, que já havia conquistado galardões nas principais competições de cinema pré-Oscar, obteve cinco estatuetas no total, estando três entre as principais categorias da competição: Melhor Filme, Melhor Actor (Jean Dujardin) e Melhor Realizador. A cerimónia de 2012 também consagrou Meryl Streep, de 62 anos, que recebeu o seu terceiro Oscar de Melhor Atriz, pela sua prestação como Margaret Tatcher em “A Dama de Ferro”, tornando-a recordista nas nomeações ao Oscar: 17 no total!

Apesar de ter sido sempre considerado favorito, mesmo antes do anúncio dos nomeados, a 24 de janeiro, “O Artista” teve um concorrente muito forte na disputa, impedindo, assim, que qualquer especialista tivesse alguma certeza sobre qual seria o grande vencedor da noite. De facto, “A Invenção de Hugo” não só foi nomeado em mais categorias - 11 contra 10, como iniciou a noite conquistando todos os prémios… O filme em 3D, realizado por Martin Scorsese, levou as estatuetas de Melhor Fotografia e Direção Artística. Na sequência, ainda vieram os Oscars pelos Efeitos Visuais, Som e Edição de Som, deixando a cerimónia com um total de cinco estatuetas. Por conseguinte, o número de prémios foi exatamente o mesmo que o da longa-metragem francesa, mas as comparações terminam aqui. Se “A Invenção de Hugo”, com um visual riquíssimo, levou apenas Oscars técnicos, “O Artista” conquistou as estatuetas mais prestigiadas da noite: Melhor Banda-Sonora e Melhor Guarda-Roupa, para além das já mencionadas.

E, como não poderia deixar de ser, a noite mais glamourosa do ano teve também os seus momentos de brilho na passadeira vermelha: Glenn Close, Jessica Chastain, Milla Jovovitch, Gwineth Paltrow, entre outras, que, com os seus belos vestidos e glamour, conseguiram trazer a magia do cinema de sempre para a cerimónia. Sim, porque no decorrer da mesma e como tem vindo a acontecer com o passar dos anos, a espetacularidade no palco tem-se vindo a perder…

Portanto, apesar de ser tida como uma cerimónia que reconhece produções estrangeiras - e não apenas nessa categoria específica, nos Oscars nunca havia sido atribuido uma estatueta de melhor filme para um trabalho francês. Supreende ainda mais quando se trata de uma produção muda e a preto e branco…

Como seria de esperar, Billy Cristal não permitiu que houvesse um único momento de tédio, incutindo-lhe todo o seu humor e boa disposição… Mas fiquem com a lista dos principais vencedores:

Melhor Filme
“The Artist”

Melhor Actor Principal
Jean Dujardin, em “The Artist”

Melhor Actriz Principal
Meryl Streep, em “Iron Lady”

Melhor Actor Secundário
Christopher Plummer, em “Beginners”

Melhor Actriz Secundária
Octavia Spencer, em “The Help”

Melhor Filme de Animação
“Rango”

Melhor Fotografia
“Hugo”

Melhor Direcção Artística
“Hugo”

Melhor Guarda-Roupa
“The Artist”

Melhor Realizador
Michel Hazanavicius, com “The Artist”

Melhor Montagem
“The Girl with the Dragon Tatoo”

Melhor Filme em Língua Estrangeira
“A Separation” (Irão)

Melhor Caracterização
“The Iron Lady”

Melhor Banda-Sonora Original
“The Artist”

Melhor Canção Original
“Man or Muppet”, de “The Muppets”´

Melhor Curta-Metragem Animada
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”

Melhor Curta-Metragem
“The Shore”

Melhor Edição de Som
“Hugo”

Melhor Mistura de Som
“Hugo”

Melhores Efeitos Visuais
“Hugo”

Melhor Argumento Adaptado
“The Descendents”

Melhor Argumento Original
“Midnight in Paris”

Para mais informações www.oscars.org

Etiquetas:

Comente este artigo