“Some people are gay. Get over it!” Que mote forte para começar uma campanha… Mas é isso mesmo: Algumas pessoas são gays. Superem isso! Esta afirmação directa e intransigente, aliada a um simples mas poderoso design, foi desenvolvida em colaboração com 150 alunos do ensino secundário e professores para a associação Stonewall. Originalmente lançado em Novembro de 2007 pelo actor de “Dr.Who and Torchwood”, John Barrowman, este slogan nasceu como parte da campanha da Stonewall's Education for All, para combater o bullying homofóbico nas escolas (sobre bullying em si, poderão ler mais em pormenor num anterior post).
Após o lançamento, 600 painéis outdoor, gentilmente doados, retractaram esta frase com letras maiúsculas, num estilo tablóide sobre um fundo vermelho vivo, em alguns pontos turísticos da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Em Setembro de 2009, o impressionante poster simples da campanha apareceu também em ecrãs de publicidade de 20 estações de comboio principais e em 3.500 painéis interiores de paragens de autocarros, já em Novembro de 2009, por ocasião da semana Anti-Bullying. A mensagem de tolerância zero, desta campanha de chamada de atenção da Stonewall, tem sido validada por vários políticos e celebridades, onde se incluem o ex-Primeiro Ministro Gordon Brown, o Presidente da Câmara Municipal de Londres Boris Johnson, o co-fundador da Stonewall e actor Sir Ian McKellen, Alan Carr, Rhona Cameron, Sarah Waters, o jogador de rugby Ben Choen e a cantora Dannii Minogue.
Os icónicos cartazes, autocolantes e cartões postais foram originalmente distribuídos em todas as 5.000 escolas secundárias de Inglaterra e foram tão bem recebidos pelos alunos e professores, que a mensagem teve um alcance muito mais amplo, indo além dos portões das escolas. Ben Summerskill, executivo-chefe do Stonewall, diz: “A homofobia é quase endémica nas nossas escolas e um flagelo para a vida das pessoas em toda a sociedade. Faz sentido que esta mensagem de tolerância zero deva ser estendida para o público em geral. Em toda a Grã-Bretanha urbana e rural, este slogan simples irá lembrar as pessoas que a discriminação contra gays e lésbicas já não é aceitável”. E eu acrescento: nem contra ninguém! Devemos aceitar-nos uns aos outros, sem discriminação de raças, status, géneros, opções politicas ou sexuais…
Esta campanha icónica da já vai no seu sexto ano e deverá alcançar em breve um novo marco. Os cartazes com famosos têm aparecido em toda a Grã-Bretanha, mas também têm sido vistos em países em todo o mundo, como parte internacional da campanha. Mais um exemplo a seguir! Para mais info: http://www.stonewall.org.uk

Etiquetas:

Comente este artigo