Insatisfeita com o panorama atual e para chamar a atenção da indústria da moda sobre representatividade racial, a nigeriana Deddeh Howard avançou com um criativo projeto: uma série fotográfica intitulada "Black Mirror". A originalidade da ideia não assentou em tecnologia de ponta ou gadgets, mas sim na recriação de algumas imagens de anúncios publicitários tout court, para demonstrar a falta de modelos negras em campanhas de moda.

Deddeh Howard é uma mulher ocupada: a jovem de 27 anos - que nasceu na Nigéria e agora vive em Los Angeles - é uma estudante de medicina e dirige um bem-sucedido blog de moda. Ela também é modelo, mas infelizmente descobriu que ser uma modelo de cor significa ter de enfrentar grandes discriminações…

Com o apoio do fotógrafo Raffael Dickreuter, seu namorado, Deddeh replicou publicidades de marcas como Chanel, Calvin Klein, Victoria’s Secret, Guess, Dolce & Gabanna, entre outras, colocando-se no lugar e adoptando as mesmas poses e adereços das modelos originais (brancas). Interessante, não acham?

As fotos não são destinadas a menosprezar as mulheres que apareceram nos anúncios originais. Nada disso! Servem apenas para ilustrar o facto de que modelos de cor são tão bonitas - e tão capazes - quanto as modelos brancas.

A resposta ao projeto "Black Mirror" tem sido esmagadoramente positiva. Na verdade, Deddeh foi contactada por muitas outras mulheres de cor que lhe disseram que enfrentaram uma discriminação semelhante. E a boa notícia: Deddeh disse já ter sido abordada por algumas marcas de moda pedindo-lhe para participar em sessões de fotos. Uma melhor notícia: algumas até lhe pediram conselhos sobre como promover melhor a diversidade.

O projeto está todo aqui: http://www.raffael3d.com/portfolio/items/black-mirror. Vejam as imagens a seguir e reflictam sobre o assunto. Dá que pensar… porque Black Is Beautiful!


















Etiquetas:

One Response so far.

Comente este artigo