Quem nunca foi a um McDonald’s que ponha o dedo no ar! Pois bem, este é um filme biográfico sobre os célebres hambúrgueres e sobre a própria McDonald’s. “O Fundador” conta a história do homem que projetou o hambúrguer com batatas fritas para a grande popularidade. No fundo, é mais uma história do clássico sonho americano.

“O Fundador” é a adaptação ao cinema da biografia de Ray Kroc, edificador da cadeia de comida rápida McDonald´s. Relata o percurso de um caixeiro-viajante do interior dos Estados Unidos que veio a adquirir e expandir o franchise do restaurante de hambúrgueres dos pouco ambiciosos irmãos Mac e Dick McDonald. O sucesso e as inovações introduzidas por Kroc permitiram-lhe adquirir a empresa aos McDonald, em 1961, por 2,7 milhões de dólares.

Mas comecemos pelo princípio. A história da ascensão da McDonald's tem início com o vendedor ambulante de máquinas de batidos simultâneos. Após receber uma encomenda sem precedentes, o vendedor de Illinois, Raymond Kroc (Michael Keaton) vai até San Bernardino, na Califórnia, para uma espécie de restaurante e nota ali uma movimentação de consumidores fora do normal. Permanecendo algum tempo no local, acaba por conhecer os irmãos Richard (Nick Offerman) e Maurice "Mac" McDonald (John Carroll Lynch), que lhe explicam a fórmula do sucesso (uma invenção dos irmãos - a cozinha modulada que impunha o fabrico de hambúrgueres a um ritmo eficaz). Ray não perde tempo e acaba por adquirir uma participação nos negócios daquela "lanchonete" no sul da Califórnia e, pouco a pouco eliminando os dois da equação, transforma a marca num gigantesco império alimentício.

A trajetória da McDonald’s como empresa e símbolo cultural poderia ser contada através de diversas perspectivas: pelo olhar dos funcionários, pelas transformações no ramo alimentício, pela inovação de marketing etc. Mas este filme opta pelo tradicional percurso histórico, acompanhando os passos de uma pessoa muito particular: o grande vencedor deste processo, o homem que ganhou mais dinheiro, que mais expandiu a empresa, o mais arrojado em termos empresariais, que terminaria com as maiores conquistas jurídicas e até com a mulher mais cobiçada e interessante ao seu lado.

Ray Kroc torna-se num exemplo do verdadeiro empreendedor, que tendo-se unido à dupla, acabou por tomar, por vias pouco escrupulosas, o controlo da empresa. Ele é retratado como uma pessoa determinada, visionária, tão focada no sucesso que não hesita em abrir mão da sua ética profissional e familiar sempre que necessário. Ray é o epíteto do capitalismo, o verdadeiro “self made man”. Um empresário que não se contenta em pertencer à classe média, querendo ser maior, mais poderoso e melhor do que os outros. Ele é o homem que afirma que ”se visse um concorrente a afogar-se, colocaria uma mangueira na sua boca”. Aquele que quando a sua esposa lhe resulta pouco interessante (dispensável papel dado à magnifica Laura Dern), encontra logo outra e conquista-a (sem sabermos realmente como).

As atitudes do protagonista levam à letra o célebre ditado “os fins justificam os meios”. Michael Keaton, mais uma vez, vive o homem dúbio e entrega um óptimo trabalho. Torna Ray num tipo carismático, dotado de uma retórica aguçada e de sorriso sempre pronto. Ele faz uso do puro cinismo, tornando as conquistas do herdeiro ilegítimo da empresa uma prova do seu sucesso.O filme também acaba por nos fornecer um discurso cínico, nada crítico. “O Fundador” não faz por se colocar no prisma dos irmãos McDonald, dos funcionários, das esposas, das pessoas no ramo alimentício ou imobiliário. O enredo até consegue elevar a marca McDonald’s como símbolo de estabelecimento familiar, sendo os restaurantes filmados como locais de culto e de encantamento.

Ray é um patife, mas um patife agradável e bem-sucedido. Trai tudo e todos no seu caminho para o sucesso, acabando mesmo por roubar o direito do uso do nome aos próprios irmãos McDonald. Os irmãos Dick e Mac, reais criadores da marca, são a parte triste de todo o processo. Mas também a parte naïve, ingénua, retrógrada e sem visão. Por isso, quase nem pena chegam a dar… O local do original McDonald's, em San Bernardino, ainda existe e é agora um museu.

“O Fundador” é um filme que conta, de forma simples, de que forma se pode construir um sonho, avançar com uma visão, mas sem lhe apontar o dedo. Isso cabe-nos a nós. Não percam, num cinema perto de vós (e não num McDonald’s).



O verdadeiro Ray Kroc


Etiquetas:

Comente este artigo