Em 20 cidades - de Sacramento a Sydney – Konstantin Dimopoulos, literalmente, fez uma marca no meio ambiente. Num esforço para enfatizar a qualidade efémera da Natureza e para aumentar a conscientização sobre questões ambientais como a sua proteção, o artista de origem egípcia e oriundo da Nova Zelândia usa um pigmento não tóxico e não permanente para pintar "árvores azuis".

"Sempre soube que a arte é, e sempre foi, uma parte alargada da natureza e também que a arte pode afetar a mudança social", afirma Dimopoulos sobre o seu particular interesse pela arte pública. "Para que isso aconteça, é preciso sair das instituições e galerias de arte e se adentrar na natureza e nos seres humanos nos seus espaços de vida".

O projeto "Blue Trees" de Dimopoulos procura expressar uma mensagem de consciência social e de consciencialização ecológica, particularmente no que se refere ao “ecocídio” e à destruição deliberada de florestas. Em ambas as cidades e paisagens naturais, o artista junta-se a voluntários da comunidade para transformar as árvores em telas de cores e expressão criativa. "Penso nas árvores azuis como uma obra de arte que tem um forte aspecto regenerativo, um trabalho orgânico que está a mudar e a evoluir continuamente de um sítio para outro", termina Dimopoulos

À luz do que tem vindo a acontecer no nosso país, nunca é demais alertar para as consciências, sobretudo, para as ações, em prol da Natureza.







Etiquetas:

Comente este artigo