O filme "A Forma da Água", do realizador mexicano Guillermo del Toro, foi o grande vencedor da noite, onde a atribuição dos principais Óscares nas categorias mais importantes não revelou grandes surpresas. Na passadeira vermelha, o tema sobre o assédio sexual que paira sobre Hollywood há algum tempo não ficou esquecido, mas o apoio das estrelas às causas «time’s up» e «me too» foi feito de forma mais discreta, sem que a cor preta dominasse na red carpet.

Ainda assim, o apresentador da cerimónia, Jimmy Kimmel, abordou, no seu discurso de abertura, o tema do assédio sexual. “Este foi o ano em que os homens fizeram tanta porcaria que as mulheres começaram a sair com peixes”, afirmou com humor, fazendo alusão ao filme com mais nomeações da noite, “A Forma da Água”. Ainda nesse âmbito, Ashley Judd, Annabella Sciorra e Salma Hayek apresentaram um pequeno vídeo sobre a diversidade em Hollywood. E Frances McDormand fez um dos discursos mais memoráveis da noite, quando foi aceitar o Óscar de Melhor Actriz.

Ao todo, a 90ª edição dos Óscares atribuiu 24 galardões distintos referentes aos filmes produzidos e lançados no ano de 2017, numa gala de prémios mais relevantes no panorama do cinema que se deu, mais uma vez, no Dolby Theater, em Los Angeles. “A Forma da Água” rendeu a Guillermo del Toro o seu primeiro Óscar de Melhor Realizador e, somando-se a isso, o filme venceu também nas categorias de Melhor Filme, Melhor Banda Sonora e Melhor Direcção de Arte. Esta vitória de del Toro representa um marco para o México: em apenas cinco anos, o Óscar de Melhor Realizador já foi entregue a um mexicano por quatro vezes (Alfonso Cuáron, por “Gravity”, em 2014, e Alejandro González Iñarritu, por “Birdman” e “The Revenant”, em 2015 e 2016, respetivamente).

Ainda no que respeita a vencedores, Frances McDormand conquistou o galardão de Melhor Actriz e Gary Oldman o de Melhor Actor. Sam Rockwell e Allison Janney venceram na categoria de Actor e Actriz Secundária. Uma das poucas e grandes surpresas da noite foi a vitória de “Get Out”, de Jordan Peele, na categoria de Melhor Argumento Original. “Dunkirk”, de Christopher Nolan, levou 3 prémios técnicos. “Darkest Hour” e “Blade Runner 2049” conseguiram ambos dois Óscares, “Call Me By Your Name” e “Phantom Thread” obtiveram um. Entre os nove filmes nomeados para Melhor Filme, apenas “Lady Bird” e “The Post” saíram do Teatro Dolby sem nenhuma estatueta. Mas, contra todas as expectativas, “The Shape of Water” acabou mesmo por ser o filme que arrecadou mais estatuetas douradas: quatro.



Mas vejamos a lista dos vencedores da 90ª edição dos Óscares:

Melhor Filme: “The Shape of Water” (“A Forma da Água”);
Melhor Ator: Gary Oldman, em “Darkest Hour” (“A Hora Mais Negra”);
Melhor Atriz: Frances McDormand, em “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” (“Três Cartazes à Beira da Estrada”);
Melhor Ator Secundário: Sam Rockwell, em “Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” (“Três Cartazes à Beira da Estrada”);
Melhor Atriz Secundária: Allison Janney, em “I, Tonya” (“Eu, Tonya”);
Melhor Realizador: Guillermo del Toro, “The Shape of Water” (“A Forma da Água”)
Melhor Filme de Animação: “Coco”;
Melhor Curta de Animação: “Dear Basketball”;
Melhor Curta-Metragem: “The Silent Child”;
Melhor Documentário: “Icarus” (Bryan Fogel e Dan Cogan);
Melhor Curta Documental: “Heaven is a Traffic Jam on the 405”;
Melhor Montagem: Lee Smith, em “Dunkirk”;
Melhor Filme Estrangeiro: “Una Mujer Fantástica” (“Uma Mulher Fantástica”), do Chile;
Melhor Fotografia: Roger Deakins, em “Blade Runner 2049”;
Melhor Guarda-Roupa: Mark Bridges, em “Phantom Thread” (“A Linha Fantasma”);
Melhor Caracterização: Kazuhiro Tsuji, David Malinowski e Lucy Sibbick, em ”Darkest Hour” (“A Hora Mais Negra”);
Melhor Banda Sonora: Alexandre Desplat, em “The Shape of Water” (“A Forma da Água);
Melhor Canção Original: “Remember Me” (Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez), do filme “Coco”;
Melhor Direção de Arte: Paul Denham Austerberry, Shane Vieau e Jeff Melvin, em “The Shape of Water” (“A Forma da Água”);
Melhor Edição Sonora: Richard King e Alex Gibson, em “Dunkirk”;
Melhor Mistura de Som: Mark Weingarten, Gregg Landaker e Gary A. Rizzo, em “Dunkirk”;
Melhores Efeitos Visuais: John Nelson, Paul Lambert, Richard R. Hoover e Gerd Nefzer, em “Blade Runner 2049”;
Melhor Argumento Original: Jordan Peele, em “Get Out”;
Melhor Argumento Adaptado: James Ivory, em “Call Me By Your Name” (“Chama-me Pelo Teu Nome”).

Etiquetas:

Comente este artigo