A boneca mais famosa do mundo passou a servir de exemplo. De Frida Kahlo a Katherine Johnson, passando por Patty Jenkins, algumas das mulheres mais inspiradoras da história foram transformadas em Barbie.

A Mattel lançou, no Dia Internacional da Mulher, 14 novas Barbie que se assemelham a figuras femininas importantes, homenageando o seu trabalho, as suas realizações e o seu activismo. As novas bonecas incluem a famosa piloto Amelia Earhart, a renomada artista Frida Kahlo e a matemática da NASA, Katherine Johnson. Esta linha também inclui ícones do desporto, como a estrela americana de snowboard Chloe Kim, a boxeadora britânica Nicola Adams e a jogadora chinesa de voleibol Hui Ruoqi, bem como mulheres do jornalismo e biologia.

Seguindo o novo slogan da empresa (podes ser o que quiseres), esta nova linha de bonecas veio para inspirar todas as meninas. Denominada “Inspiring Women”, cada caixa destas bonecas traz informações sobre as mulheres nas quais foram inspiradas. Para marcar o seu lançamento, foi criado o hastag #MoreRoleModels, para que possa haver um debate e troca de informações sobre o assunto.

Lisa McKnight, vice-presidente sénior e directora geral da Barbie, explicou num comunicado: "As meninas sempre conseguiram desempenhar diferentes papéis e carreiras com a Barbie e estamos entusiasmados em adoptar modelos da vida real para lembrá-las de que podem ser qualquer coisa".

Esta não é a primeira vez que a Barbie faz uma tentativa de dar força às mulheres. Em 2017, a Mattel apresentou a primeira boneca Barbie a usar Hijab. Em 2016, a empresa anunciou três novos tipos de corpo, constituindo a primeira vez em que a boneca foi disponibilizada com formas além do quadro inicialmente fino. E por volta de 2015, introduziu 23 novas bonecas com diferentes tons de pele, penteados, roupas e pés planos, ao invés dos habituais projetados para se ajustarem aos sapatos.



Que estas bonecas inspiradoras, baseadas em mulheres reais que se destacaram muito nas suas respectivas áreas e épocas, sejam um verdadeiro “role model” para as crianças. Ora vejam as suas reais inspirações...

Frida Kahlo – Artista

Amelia Earhart – Pioneira de aviação

Chloe Kim – Snowboarder

Ibtihaj Muhammad – Campeã de esgrima

Katherine Johnson – Matemática e Física da NASA

Hélène Darroze – Chef

Hui Ruoqi – Campeã de Volley

Sara Gama – Jogadora de futebol

Xiaotong Guan – Actriz e filantropo

Patty Jenkins – Cineasta

Nicola Adams Obe – Campeã de Boxe

Gabby Douglas - Campeã de ginástica

Bindi Irwin – Conservacionista

Ashley Graham - Modelo e activista do corpo

Martyna Wojciechowska – Jornalista

Ava Duvernay - Realizadora de cinema

Yuan Yuan Tan – Prima Ballerina

Leyla Piedayesh – Designer


Etiquetas:

Comente este artigo