Baseado numa história verídica, “Jogo da Apanhada” (“Tag” no original) é uma divertida comédia que conta com um elenco muito sólido: Jeremy Renner, Jon Hamm ("Nostalgia", série "Mad Men"), Ed Helms ("Bastardos", "A Ressaca"), Isla Fisher ("Mestres da Ilusão", “Louca por Compras”) e Annabelle Wallis ("A Múmia", “Annabelle”) figuram nos principais papéis.

Um grupo de colegas de escola em miúdos foi crescendo sem nunca deixarem de brincar à apanhada. Acabaram por criar um jogo da apanhada anual como forma de convívio. Passados 30 anos, mais adultos e apesar de terem seguido percursos distintos, continuam a jogá-lo. Com o tempo, porém, tal jogo acaba por ganhar outras dimensões. Já se estende por toda a América e dura um mês inteiro. Um deles, Jerry, nunca fora apanhado. Contudo, este ano, ele vai casar-se... e precisamente durante o mês da apanhada. No filme, o grupo de amigos que decidiu nunca parar de brincar define o mês de Maio como a altura em que realizam sempre um jogo da apanhada. Na vida real e apesar de serem amigos durante o ano todo, ainda hoje só jogam durante Fevereiro, talvez devido a ser o mês mais curto do ano.



Quem não se lembra de jogar à apanhada quando era pequeno? É um daqueles típicos jogos de rua e de escola que atravessam gerações, como as escondidas, saltar ao eixo, o macaquinho do chinês, jogo da macaca ou até o stop do lencinho. Jogos esses que permanecem no imaginário da nossa infância — porém, um grupo de dez amigos americanos continua a jogar, volvidos quase 30 anos, o que não deixa de ser surpreendente. Uma história tão especial que não podia ter sido inventada e, por isso, tinha de ser adaptada para filme. De facto, esta original comédia é mesmo baseada numa história verídica, versando sobre um tradicional jogo que acaba por unir um grupo de amigos para a vida, numa verdadeira celebração da amizade e do convívio. Podem não se encontrar durante o resto do ano, mas em Maio desatam à procura uns dos outros.



Na vida real, o tal grupo de amigos já fez coisas bem loucas para que outra pessoa fosse apanhada, tais como entrarem em quartos a meio da noite, meterem perucas e disfarçaram-se de outras pessoas, e tendo até feito viagens de avião de propósito para jogarem à apanhada. Um dos membros do grupo até chegou a ser apanhado no funeral do seu pai… no filme, algumas desses quadros são recriados, outros inventados, mas seguindo o conceito, pelo que o filme resulta deveras surpreendente e original. No final, após inúmeras gargalhadas, a mensagem que fica é este: não deixem de brincar e de ser crianças, mas, sobretudo, não se afastem dos grandes amigos.

Com uma premissa muito apelativa e, por esse motivo, bastante divertido, este filme que marca a estreia de Jeff Tomsic na realização em cinema, já chegou aos cinemas portugueses. Não percam esta inusitada comédia!


Etiquetas:

Comente este artigo