Eis um filme que resulta numa agradável surpresa. E de como uma relação de amizade inusitada pode realmente começar com um pequeno favor…

Stephanie (Anna Kendrick) é uma dona-de-casa, viúva, com um vlog (blog de vídeo), que vive para cuidar da casa e do seu filho. Emily (Blake Lively) é uma executiva do ramo da moda que adora tomar Martini às três da tarde e, eventualmente, ser uma mãe presente na vida do seu filho. Um belo dia, os seus caminhos acabam por se cruzar, já que os filhos, colegas de escola, tornam-se amigos. Por um lado, Stephanie, por viver para a casa e 100% para o filho, é uma mulher que precisa relaxar. Por seu turno, Emily é uma mãe que devido ao seu trabalho fora de horas, precisa de ser mais presente. Juntas, elas desenvolvem uma estranha amizade, abrem os seus segredos mais íntimos, partilham ideias e Emily passa a pedir vários favores à sua nova amiga. Até que um dia… Emily desaparece. Onde está Emily?

Stephanie tem um vlog voltado para as mães e donas-de-casa. Através dele, ela ensina receitas saudáveis, dá dicas de saúde, de artes manuais feitas em casa, etc. No fundo, o facto de ser uma mãe com muito tempo livre faz com que o seu vlog seja a sua grande distração e verdadeira companhia. Até Emily entrar na sua vida, Stephanie levava uma vida bem caseira e tranquila. Porém, com o desaparecimento da sua recente amiga, ela passa a usar o vlog para tentar encontrar Emily. Aos poucos, entre uma dica e outra, ela vai dando conta dos detalhes do seu desaparecimento, sempre a tentar manter a boa imagem que Emily tanto se esforça para ter. Quem diria que a mãe executiva, cheia de pinta e elegante iria abandonar o seu marido e filho?

A partir daí, Stephanie começa a mostrar um outro lado seu. Determinada, ela mesma passa a investigar o paradeiro da amiga. Viaja até Nova Iorque, procura a empresa onde Emily trabalhava, encontra os seus pais e até um antigo acampamento que Emily frequentava quando adolescente. Muitos segredos vão surgindo e a trama começa a revelar-se extremamente tensa.


E mais não se pode dizer, pois isso é estragar e dar todo e qualquer spoiler de “Um Pequeno Favor”, a não ser que com o desenrolar da história, Stephanie muda com o desaparecimento da amiga. Ela passa a ser vista de outra forma pelos pais e mães da escola do seu filho e vê-se na oportunidade de viver um pouco do glamour da vida de Emily.
Este filme tem tudo para nos agarrar à tela, com um enredo repleto de surpresas e conspirações, personagens caricatas e carismáticas, um ambiente algo provinciano que convence e potencializa o desaparecimento de Emily, duas protagonistas de peso com uma química fantástica e um final surpreendente, quase hitchcockiano. De facto, Blake Lively como a senhora dos drinks e Anna Kendrick como mãe demasiado certinha formam uma dupla surpreendentemente incrível. Para completar, ainda temos o charme de Henry Golding como Sean, o marido de Emily.

Realizado pelo já veterano de comédias, Paul Feig (o mesmo de “Spy” & “Ghostbusters”) sabe contar uma história envolvente e não desaponta com “Um Pequeno Favor”. Consegue passar-nos um ambiente misterioso e incutir nas protagonistas um grande contraste de personalidades que se vai desenvolvendo à medida que o filme progride. A produção baseia-se na obra literária de Darcey Bell com o mesmo nome. O argumento adaptado pertence a Jessica Sharzer (de “American Horror Story”) e apresenta um suspense intercalado com humor. A narrativa está bem construída, incorrendo numa dinâmica espectacular e acelerada, quase não dando tempo para tentarmos elaborar alguma teoria sobre o que de facto está a acontecer na história.

Por tudo isto, “Um Pequeno Favor” é um filme a não perder! Pelas duas atrizes e por, sendo de suspense, conseguir habilmente misturar o género crime misterioso com comédia. É aquele tipo de longa-metragem carregada de plot twists, que quando pensamos que acertámos, prova-nos que estivemos enganados. Outro ponto positivo recai na banda sonora que se harmoniza com a trama e que só nos faz desejar ouvi-la em looping. É, de facto, difícil não se deliciarem com este filme.

Etiquetas:

Comente este artigo