Ano de 1942. Max Vatan (Brad Pitt) é um espião ao serviço dos aliados que se encontra em Casablanca (Marrocos) para eliminar uma alta patente do Exército de Hitler ali destacada. Ao seu lado está Marianne Beausejour (Marion Cotillard), da Resistência Francesa. Durante a missão, os dois aproximam-se e apaixonam-se. Após cumprida a tarefa, tornam-se amantes e decidem ir juntos para Londres, onde se casam, têm uma filha e vivem felizes. Porém, tudo desaba quando o Comandante Vatan é avisado de que os oficiais ingleses suspeitam que Marianne possa ser uma agente dupla, com ligações aos nazis. A partir daí, as ordens que tem são simples: se ela estiver de facto do lado inimigo, ele terá de a executar com as suas próprias mãos ou será enforcado por traição. Vatan tem apenas 72 horas para descobrir se o que eles dizem é verdade ou se tudo não passa de um teste à sua lealdade…

Este novo filme com Brad Pitt e Marion Cotillard, é um belo tributo à era dourada de Hollywood. Um drama de guerra realizado por Robert Zemeckis (o mesmo de "Regresso ao Futuro", "Forest Gump", "O Náufrago", entre outros), com um ar de fantasia “à antiga”, quando os conceitos de amor e de patriotismo eram mais fortes e exigiam grandes sacrifícios. Robert Zemeckis demonstra estar apaixonado pelo ambiente perdido do cinema clássico, de uma certa idade de ouro, fazendo algumas referências a “Casablanca”.

É pena que um magnífico projeto como “Aliados” seja visto por grande parte do público como “aquele filme” que marcou o fim do casamento de Brad Pitt com Angelina Jolie. Houve alguma especulação de que foi nos bastidores do filme que Brad deu motivos para o divórcio acontecer, ao se relacionar extra conjugalmente com a sua colega de cena, Marion Cotillard. Mas tal não passou de rumores e Marion até terminou as filmagens grávida do seu marido. O facto é que a história é das mais interessantes dos últimos tempos, recorrendo à nostalgia da cinematografia de outrora. Por outras palavras, “Aliados” é um filme dotado de referências, mas vive por si só. E maravilha-nos ao seu jeito… Não percam!

Etiquetas:

Comente este artigo