Um ano não começa bem sem um bom calendário para o reger... E eis aqui dois excelentes!

O Calendário Pirelli 2017 mostra actrizes em fotos sem retoques por Peter Lindbergh. A seleção de mulheres "reais" feita pelo fotógrafo inclui Nicole Kidman, Kate Winslet e Helen Mirren.

Nada de modelos estonteantes, portanto, nem o uso de Photoshop em demasia: a edição deste ano do Calendário Pirelli traz 15 mulheres bem reais, sem retoques de imagem. A intenção de Peter Lindbergh foi enviar "uma contra-mensagem ao falso ideal de beleza da indústria". E adianta: “Numa época em que as mulheres são apresentadas pelos media e por toda parte como embaixadoras da perfeição e da beleza, pensei que seria importante lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade”.
O fotógrafo alemão torna-se o primeiro fotógrafo a ser chamado três vezes para a criação do produto, este ano já na sua 44ª edição. Com o título "Emocional", o calendário de 2017 não é, garante Lindbergh, "sobre corpos perfeitos, mas sobre a sensibilidade e a emoção, desnudando a alma das protagonistas, que ficam mais nuas do que o nu”. Para contribuir ainda mais com a proposta do shooting, nada de grandes produções de roupa, maquilhagem ou cabelos.





A seleção feita pelo fotógrafo conta com Penélope Cruz, Uma Thurman, Lupita Nyong’o, Alicia Vikander, Robin Wright, Julianne Moore, Rooney Mara, Jessica Chastain, Charlotte Rampling, Zhang Ziyi, e Léa Seydoux, além da participação especial de Anastasia Ignatova, professora de teoria política em Moscovo, na Rússia, e das três já mencionadas.

As sessões fotográficas foram realizadas entre Maio e Junho de 2016, em cinco locais diferentes: Berlim, Los Angeles, Nova Iorque, Londres e na praia francesa de Le Touquet. O resultado é um calendário composto por 40 fotografias ─ incluindo retratos e ambientes ─ tiradas não só no estúdio, mas também em vários espaços metropolitanos e cenários ao ar livre, como ruas, fast foods e hotéis decadentes.



Num outro registo, a Central Models, a Antiga Barbearia de Bairro e o Flying Studios uniram-se e lançaram o Calendário Central da Antiga Barbearia de Bairro 2017. O Tempo e os Sinais dos Tempos; Barbas e Barbearias; O Efémero e o Eterno; O Comércio Tradicional, as Cidades e o Turismo; A Imagem e a Beleza; Os Costumes e as Modas. Estes foram os temas que serviram de base a uma ideia conjunta que se materializou na produção deste calendário.

Com a participação de um vasto leque de notáveis modelos e actores nacionais, as belíssimas imagens falam por si, desafiando-nos a interrogar se a Tradição já não é o que era… e a equacionarmos a nossa relação com o passado, presente e futuro.

“O olhar atento para as antigas barbearias nos bairros típicos portugueses, tem sido o mote de inspiração para o recuperar de hábitos e produtos meio adormecidos no tempo. Depois do pincel, creme e sabão de barba, chegou a vez do calendário, que sempre vimos pendurado nas nossas barbearias, ter também o nosso olhar”, afirma Luís Pereira, da Antiga Barbearia de Bairro.

A lista de participantes é imensa: do lado dos actores temos Adelaide Sousa, Fernando Luís, Joana Aguiar, Júlia Palha, Kelly Bailey, Paulo Pires, Ricardo Carriço, Sofia Baessa e Virgílio Castelo. Quanto aos modelos, são eles: Angelina Pavlishina, Ana Casian, Astrid Werding, Catarina Lynce, Cheyenne, Cláudio, Clem, Daniela Hanganu, Dariia, Débora Sabbo, Diana Neto, Elsa, Francisco Cipriano, Gonçalo Teixeira, Inês Ramos, João Lima, Margarita, Matilde Reymão, Miléne Veiga, Oksana, Pedro Guedes, Pedro Martin, Raquel Prates, Ricardo Cotovio, Ricardo Guedes, Telma Santos.



Ricardo Santos, fotógrafo do Flying Studios, remata: “o processo criativo é fruto da nossa negociação com o mundo e este projecto está cheio de desafios que, com uma linguagem despretensiosa, ajudámos a realizar. Uma experiência única, que transformámos em oportunidade.”

Agora, é só procurar um deles e pendurar numa parede...

Etiquetas:

Comente este artigo