“Viver na Noite” é um episódio da lei Seca na América, inspirado num romance homónimo de 2012. Trata-se, também, do quarto filme realizado por Ben Affleck, após “Argo” (2012), “The Town” (A Cidade, 2010) e “Gone, Baby, Gone” (Vista Pela Última Vez…,2007), e conta com a participação do próprio, bem como de Elle Fanning, Chris Messina, Sienna Miller, Zoe Saldana, Brendan Gleeson e Chris Cooper. Portanto, não é a primeira vez que Ben Affleck se estreia como realizador, porém “Viver na Noite” não só é realizado, como também é interpretado, produzido e escrito (a partir do livro de Dennins Lehane) por ele.

A trama desenrola-se em torno de um veterano americano que entra no mundo dos gangsters. Ben Affleck interpreta o papel de Joe Coughlin, veterano da 1ª Guerra Mundial regressado a Boston, colocando em causa a guerra e os homens que a criam. Por isso, Joe decide nunca mais trabalhar por ordens de outros e torna-se um fora-da-lei, levando uma vida criminosa a assaltar bancos, mas sem se deixar dominar pelos tentáculos das máfias existentes. Embora sendo filho de um capitão da polícia da cidade, de origem irlandesa, Coughlin prossegue uma vida de crime e negligencia a educação severa a que fora submetido. No entanto, tudo muda quando se envolve com Emma Gould (Sienna Miller), amante de um líder de uma das facções existentes na cidade. O cenário tem lugar na década de 1920, numa época onde imperava a Lei Seca e a clandestinidade, a sede de poder e a ambição predominavam. Emma, mulher ambiciosa, acostumada a fazer uso da sedução para ocultar o desconforto de pertencer à classe baixa, acaba por trair o amor de Joe. Este, igualmente cheio de ambição, lança-se numa espiral de vingança e traição que o acaba por arrastar para o misterioso mundo de Tampa, na Florida…

Para além de se destacarem as prestações de Sienna Miller, de Chris Messina como Dion Bartolo, fiel companheiro de Joe e de Brendan Gleeson, que faz de Thomas Coughlin, o capitão da polícia de Boston e pai do protagonista, para além de Affleck, embora algo contido, o restante elenco é eficiente. A atmosfera está equilibrada, balanceando entre a noite fria de Boston e o ambiente quente de Tampa. Já a direção de fotografia de Robert Richardson é irrepreensível, para além de toda a belíssima retratação daquela época, conseguida por bons cenários e um excelente guarda-roupa. As cenas de acção são empolgantes, estando, por isso, bem realizadas e dinâmicas.

Sobre o filme, Ben Affleck acrescenta: "Quis deixar claro,por exemplo,que a América foi feita tradicionalmente por imigrantes. Havia os italianos e os irlandeses, depois os dominicanos e os cubanos,por aí adiante.Cada um desses grupos tentou,e conseguiu, obter um lugar à mesa da nação nova que escolheram habitar. Porque a América que
conhecemos é muito jovem. Um país novo cheio de gente vinda de outro lado. Há um certo espírito americano que eu queria homenagear com isto tudo".

Em suma, “Viver na Noite” é um belo filme de gangsters, sobre o percurso de um homem deslumbrado pelo poder e atraiçoado pelos seus sentimentos, Joe. Um homem determinado, ganancioso e apaixonado, mas necessariamente cúmplice de uma era onde, citando a sinopse do romance de Lehane: “O pecado era motivo de celebração e o vício uma virtude nacional”. Um filme que tem também a produção de Leonardo DiCaprio e que promete alcançar enorme sucesso neste período de prémios cinematográficos em que já entrámos.


Etiquetas:

Comente este artigo