Quando imaginamos a cidade de Roma, qual a primeira imagem que nos vem à mente? Talvez a de uma fonte Trevi cheia de gente a deitar moedas ou a escadaria da Piazza di Spagna ensolarada, repleta de turistas e transeuntes locais. A capital italiana é, sobretudo, conhecida e adorada por ser uma cidade algo caótica e barulhenta, movimentada, porém, bem animada. Lembrar-mo-nos das suas praças e monumentos é quase impossível desvinculá-los das milhares de pessoas que os visitam incessantemente: elas próprias têm-se tornado numa “camada” contínua que caracteriza Roma. Ou, pelo menos, era o caso antes do nefasto Coronavírus... e este projecto, da M²ft Architects (http://www.m2ft-architects.com), mostra a cidade eterna como ela está hoje, deserta e vazia.



Tal como, infelizmente, muitas outras cidades do mundo que já foram impactadas pela pandemia de Coronavírus (Covid-19), hoje Roma apresenta-se como nunca antes vista. Ruas sem pessoas, lojas sem clientes, urbanizações inteiras sem população urbana. Tristemente, um verdadeiro cenário evocativo de cenas apocalípticas e remanescente de contos e filmes distópicos que todos esperávamos que permanecessem como ficção…



O projecto “Corome Vírus” dos M²ft Architects aborda criticamente os novos ambientes urbanos que estão a emergir da pandemia, exibindo uma atmosfera tóxica que é consciente e inconscientemente atribuída ao espaço público, acentuando a ideia do medo que hoje está associada a ele. Um medo cauteloso. Para o efeito, usaram um estilo gráfico, com filtro cor-de-laranja, para nos mostrar como, até há algumas semanas atrás, essas imagens pareciam aparecer apenas na ficção científica, em filmes tipo "Blade Runner". Mas embora pareça algo dantesco, o importante é que nos mantenhamos todos em casa. Só assim conseguiremos evitar que o vírus se espalhe ainda mais.

(todas as imagens são autoria da M²ft Architects)





Etiquetas:

Comente este artigo