Pois é, há muito que não falava de filmes, mas depois da pandemia se ter instalado, tudo fechou. E eis que, passados mais de três meses, regresso às salas de cinema com uma história simples, mas muito bela. Porque o cinema também é feito de argumentos singelos, sem grandes aparatos, verdade?

Tive o privilégio de ir ao preview exclusivo de "O Segredo: Atreve-te a Sonhar”, o tão aguardado filme motivado e inspirado no bestseller mundial “O Segredo” de Rhonda Byrne, o livro mais vendido de sempre em Portugal, com meio milhão de exemplares.

Mas não se pense que fui à vontade, pois ainda estamos a cumprir as regras de segurança nas salas de cinema. Os Cinemas NOS retomaram o seu funcionamento com novas regras que garantem a segurança de todos: salas desinfectadas por nebulização, reforço de limpeza das salas e dos espaços comuns, monotorização online e permanente dos sistemas de ventilação e qualidade de renovação do ar, gel desinfectante em vários pontos, circuitos diferenciados de circulação de entradas e saídas com sinalética própria, e, claro, o uso obrigatório de máscara por colaboradores e nós, os clientes. Todos os lugares estavam marcados, coisa que antes não acontecia em ante-estreias, por forma a garantir o distanciamento de segurança de um lugar (lugares alternados e desencontrados na fila).

Voltando a "O Segredo", o filme chegou quinta-feira aos cinemas com uma mensagem forte, “a de que os nossos pensamentos são muito poderosos", segundo a escritora australiana Rhonda Byrne, também co-responsável por o seu livro ter chegado ao grande ecrã.

Depois de se ter tornado um fenómeno desde 2006, traduzido em mais de 50 línguas e com mais de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, permanecendo 190 semanas na lista de livros mais vendidos do "The New York Times", "O Segredo" passou a ser uma referência para muitos ao abordar a Lei da Atracção, teoria de que os pensamentos moldam a realidade e de que os seres humanos podem controlar as suas vidas com a mente de forma a alcançar os seus objectivos. A autora do livro, Rhonda Byrne, chegou a ser considerada, pela revista "Time", uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em 2007.

Logicamente, essa é também a ideia que move "O Segredo: Atreve-te a Sonhar", filme que adapta este livro de auto-ajuda a um formato ficcionado, centrado no quotidiano de uma viúva que enfrenta vários obstáculos enquanto tem três filhos a seu cargo. Realizado por Any Tennant, com Katie Holmes e Josh Lucas nos principais papéis, não é a primeira vez que "O Segredo" surge em formato de filme: em 2006, mesmo antes do livro, o conceito foi explorado num documentário de Drew Heriot, do qual Rhonda Byrne foi argumentista e uma das produtoras. Porém, a autora acredita que é com esta história que a sua mensagem irá chegar a um público ainda mais vasto.

 

Em "O Segredo: Atreve-te a Sonhar”, Miranda Wells (Katie Holmes), uma mulher trabalhadora, viúva, que luta para criar os seus três filhos sozinha, enfrenta uma forte tempestade que acaba por trazer para a sua vida um desafio devastador e um homem misterioso, Bray Johnson (Josh Lucas). Em poucos dias, a presença de Bray reacende o ânimo da sua família, mas ele transporta consigo um segredo –e esse segredo pode mudar tudo.

Este drama romântico, que mais parece um telefilme, apresenta um enredo baseado na crença de que os pensamentos positivos têm o poder de influenciar directamente o dia-a-dia de cada um, sendo possível alcançar qualquer objectivo da vida da melhor forma. Quando digo que parece um telefilme, refiro-me à simplicidade de narrativa, de planos, da quase ausência de efeitos especiais (tempestade á parte), mas volto a defender que o cinema também precisa de histórias assim. Que nos tocam, que nos fazem pensar. E esta é uma delas! E não poderia ter uma outra, no meu regresso às salas de cinema. Os actores Katie Holmes e Josh Lucas, estão muito bem e convincentes, secundados por Jerry O'Connell, Celia Weston, e as crianças Sarah Hoffmeister, Aidan Pierce Bernnan e Chloe Lee.

Quanto à sua autora, está já a escrever um novo livro, que será editado em Novembro, apresentando-se como o próximo grande passo de "O Segredo": vai ajudar as pessoas a eliminar o sofrimento das suas vidas. Em relação a mais cinema, Rhonda adorava que um dos próximos filmes fosse baseado numa história verídica, dado receber relatos incríveis de pessoas que leram "O Segredo" e que mudaram as suas vidas.

Não percam "O Segredo: Atreve-te a Sonhar” no cinema e acompanhem a personagem Miranda a adoptar a filosofia de acreditar no poder do universo, na relação causa e efeito, passado e presente.

 

Etiquetas:

Comente este artigo