Se vocês são fãs de cinema como eu, provavelmente conhecem o subgénero noir, aquele tipo de filmes policiais característicos das décadas de 40 e 50., que até o mais recente “LA Confidential” veio trazer à memória.

Ora, inspirado por esse ambiente, o ilustrador Astor Alexander criou uma série de ilustrações que intitulou “Noir Princesses”, onde retrata princesas clássicas da Disney, como Cinderela, Bela Adormecia ou Branca de Neve, entre outras, em papel de protagonistas de filmes noir. Este artista freelancer de San Diego resolveu imprimir um tom diferente às personagens de fantasia, numa alusão a esses tipos de filmes policiais dos anos 40, sobretudo aos livros e contos de mistério, que também eram muito populares na época. Desta vez, tais personagens são vistas como mulheres fortes e sedutoras, sejam elas detectives ou capangas de possíveis narrativas sombrias, repletas de investigação e perguntas. Algo misterioso paira no ar…

Normalmente, as personagens noir são autodestrutivas, lidam com bandidos, corrupção, máfia, políticos e desafiam o sistema legal. É, por isso, comum nessas histórias todos saírem a perder… bem diferente do que vemos nas obras da Disney, verdade? Estamos habituados a ver as princesas em sumptuosos vestidos, belos castelos e rodeadas de fadas e bruxas. No entanto, Alexander faz-nos ver que essas donzelas fictícias ficam igualmente maravilhosas num cenário completamente diferente.

Vejam como ele retrata as princesas Disney - mulheres fatais, corajosas e implacáveis - a protagonizarem títulos dentro do universo criminal. Além de preservar as distintas personalidades das princesas, o ilustrador capta perfeitamente a estética e a atmosfera do subgénero, através de uma paleta de tons escuros, jogos de luzes e sombras, iluminação de baixa intensidade, num aceno assumido aos cartazes de filmes vintage noir.

 

Branca-de-Neve

 

Pocahontas

 

Cinderela

 

Tiana (A Princesa e o Sapo)

 

Belle (A Bela e o Monstro)

 

Mulan

Aurora (A Bela Adormecida)


Ariel (A Pequena Sereia)

 Jasmine (Aladino)


Etiquetas:

Comente este artigo