Já alguma vez haviam imaginado como seriam certas pinturas famosas ou certos desenhos animados se assumissem um aspecto humano? Agora, tal é possível, pois através da magia que muitas tecnologias oferecem atualmente podemos ter uma ideia de como a Mona Lisa, William Shakespeare ou até o Sr. Incrível seriam se os seus rostos fossem feitos de carne e osso em vez de pinceladas ou pixels.

O responsável por essa proeza, a pessoa que realizou o milagre de trazer esta galeria de figuras e personagens famosas à vida é Nathan Shipley, um artista gráfico baseado em San Francisco, EUA, que usou inteligência artificial (IA) para “ressuscitá-los” ou, melhor dizendo, humanizá-los. No seu perfil no Twitter e Instagram, Shipley já partilhou, entre outros experimentos, os resultados das versões realistas de Monalisa e Frida Kahlo, por exemplo.

 



Shipley colocou os seus vastos conhecimentos em animação e efeitos visuais ao serviço da criação de imagens impossíveis e da exploração de novas tecnologias. Quando o artista viu as possibilidades que a inteligência artificial e as ferramentas disponíveis ofereciam, ele percebeu que muitas das coisas que poderiam ser feitas seriam impossíveis de outra forma. As suas criações foram efectuadas a partir do uso de um codificador chamado StyleGAN.

 

"[...] para mim, criar arte é tanto uma expressão de curiosidade quanto um acto de exploração do processo. Mesmo algumas coisas que podem ser tecnicamente possíveis com VFX e CG podem ser demoradas e caras, enquanto a IA permite possibilidades inteiramente novas", afirma Nathan Shipley.


Como este artista explica, a IA simplesmente interpreta o que vê com base na sua capacidade de analisar. “Este é um espaço para explorar como as redes neurais artificiais interpretam o mundo de uma forma que pode ser semelhante às nossas mentes. Não estou a dizer que uma imagem gerada é a aparência real da Mona Lisa, mas é a maneira como o computador a vê com base num determinado arranjo de variáveis. Isso, para mim, é fascinante".

 

O gosto de Nathan pela arte em geral e pela informática foi o que o levou a realizar este projeto onde arte tradicional e tecnologia, passado e futuro se unem. A inteligência artificial sugere uma tecnologia não natural, radicalmente diferente da carne-e-osso, do calor e até mesmo da textura dos corpos vivos dos seres humanos. Contudo, o artista gráfico ultrapassa essa distância e aproxima a IA da vida real, utilizando os seus talentos e as capacidades em tecnologia para justamente dar vida às personalidades que só conhecemos por pintura, ou que só existem nos ecrãs – pintadas, dos cinemas ou dos computadores. Da família real britânica, passando por alguns presidentes históricos dos EUA, grandes artistas do passado e até às personagens queridas das animações, tudo o que é desenho animado ou pintura é transformado em imagens hiper-realistas, com efeito fotografia, nas mãos de Shipley.

 

“O meu interesse em explorar a manipulação facial e a arte generativa fazendo uso da inteligência artificial começou com um projeto para o museu Salvador Dali denominado “Dali Lives" em 2018. Usei um código deepfake para trazer Dali de volta ao museu e falar com os visitantes sobre sua arte”. Agora, Shipley humaniza e dá-nos uma perspectiva diferente das figuras de sempre e das personagens mais recentes.

 

Fiquem, então, com obras de arte e personagens de animação transformados em “pessoas reais” por Nathan Shipley.


Henry VII


Anne Bolyen

Mary Tudor

Henry VIII


Queen Elizabeth I

Princess Elizabeth I


Diego Rivera

Edward VI


George Washington

William Shakespeare


Andrew Jackson

Ulysses S. Grant

George Washington

Benjamin Franklin
                                                                
                                                                Marie Antoinette

Marie Antoinette

                                Mr. Incredible, do filme "The Incredibles"

                                Mrs. Incredible, do filme "The Incredibles"


Miles Morales de "Spider-Man: Into The Spider-Verse"

                                                Miguel, do filme "Coco"





Etiquetas:

Comente este artigo