E começo o meu primeiro post de 2021 com esta novidade. Visando “uma mensagem de felicidade apoiada pela fortaleza”, a conceituada empresa especialista em cores Pantone anunciou não uma, mas duas “cores do ano” para este ano. Cinza e amarelo foram os tons escolhidos como a combinação perfeita para nos trazer esperança.

De facto, para o presente ano as escolhas recaíram sobre Ultimate Grey e um “amarelo alegre” denominado Illuminating. Esta é a segunda vez na história de 22 anos da seleção por parte do Pantone Color Institute em que duas cores foram escolhidas. Em 2016, os tons suaves de rosa e azul foram também combinados.

 

Sobre a nova selecção de 2021, a Pantone revelou em comunicado: “A combinação é aspiracional e dá-nos esperança. Precisamos de sentir que tudo ficará mais claro. ” O cinza - “a cor dos seixos da praia” - estimula “sentimentos de compostura, estabilidade e resiliência”, prosseguiu. É o tom cinza do céu nublado, do cimento nas ruas, de cobertores anti-gravidade ou de telas de baixa luminosidade - a cor evoca as nossas experiências coletivas no ano passado. É um resumo deprimente: durante os meses de quarentena, certamente chegámos ao "cinza definitivo". Cinza significa ambiguidade e irresolução. Nem preto, nem branco, não aponta para um fim, apenas a continuação de um período indefinido. Com os casos de coronavírus ainda a aumentarem, é certamente aí que estamos. “É um cinza confiável”, como afirma Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

“Analisámos o que está a acontecer em termos socioeconómicos no mundo para ter certeza de que estamos atentos ao que o público em geral nos está a dizer, quais são suas necessidades, quais são suas esperanças. Com essa colecta de informações, pudemos fazer o nosso trabalho de casa e chegar a uma análise inteligente que nos permitiu decidir sobre a cor”, adiantou Leatrice Eiseman. O ano que passou “foi, em poucas palavras, sobre colectividade, um tema que deve continuar a influenciar o nosso comportamento e atitudes no futuro próximo. Quando a Pantone começou a realizar a sua pesquisa de cores para 2021, certas mudanças sociais claramente identificáveis que continuamos a enfrentar já estavam em andamento – desde a forma como nos socializamos e viajamos até como redefinimos as nossas mentes para o que é importante. Estamos a mudar de uma mentalidade de quantidade para a de qualidade, adaptando-nos de uma vida acelerada para uma vida lenta e adoptando o local sobre o global.”

 

As cores do ano para 2021 foram anunciadas a 9 de Dezembro de 2020: Ultimate Gray [Pantone 17-5104] e Illuminating [Pantone 13-0647], descrevendo o amarelo e o cinza escolhidos como independentes, mas complementares, representando um tema de unidade e apoio mútuo. Um casamento de cores que representa força, optimismo e coragem após um ano marcadamente desafiador. O Ultimate Gray versa sobre força e resiliência. É a cor das rochas e das pedras que existem há milhões de anos e que não vão desaparecer tão cedo, denotando “fortaleza; algo a que nos podemos apegar e que sempre estará lá para nós.” Já o Illuminating é brilhante e vivaz, é o amarelo radiante da casca do limão, um tom iluminado, a luz no fim do túnel, o sol a nascer sobre uma paisagem escura, o amanhecer da esperança que surge com a realidade de uma vacina. “Para a maioria das pessoas, desde pequenos, o amarelo significa esperança, positivismo e algo pelo qual ansiar. Proporciona sempre aquele sentimento de esperança, que é tão essencial para o espírito humano… os céus a abrirem-se para um belo dia ensolarado”, encerra Eiseman.


 

Pantone, ao nomear as suas cores do ano, vem assinalar a esperança em tempos difíceis. Trata-se de uma escolha que reflecte o ano passado, o confinamento, um período em que tivemos de nos isolar do mundo e ficar em casa. Assim, embora a cor do ano projectada normalmente resulte da previsão de tendências, de uma descoberta baseada em evidências sobre quais os tons que se tornaram populares, as escolhas de 2021 parecem claramente metafóricas, mais uma mensagem do que uma tendência…

Na última década, as opções de cores de Pantone foram notavelmente saturadas, com tons brilhantes e marcantes como Living Coral (2019), Ultraviolet (2018) e Radiant Orchid (2014). Ou seja, cores energéticas, do tipo que podem inspirar ou surpreender. O cinza não é tão empolgante… é a cor da contemplação; faz com que nos apercebamos de coisas às quais não tínhamos prestado atenção antes. Mas como é que a empresa poderia anunciar qualquer outra no seguimento do ano decorrido, quando, mais do que tudo, ansiamos por um retorno à normalidade?


Por isso, a junção de amarelo e cinza vem combinar com o “clima” do momento actual, tanto por voltar ao básico, como na procura de pequenos momentos de excitação ou mudança, como ervas daninhas a brotarem num terreno abandonado. Num contexto de design aos mais vários níveis, esta a combinação de cores tem um enorme potencial de estilo. Os dois tons harmonizam-se perfeitamente um com o outro e permitem criar combinações emocionantes. Algumas fashionistas e protagonistas de street style já estão a evidenciar como esta dupla Pantone pode ser multifacetada quando combinada. E vocês, de que forma vão adaptar a proposta de cores da Pantone para 2021? Inspirem-se nas imagens a seguir...


 





 










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