A publicidade não existe apenas para vender produtos, mas também para divulgar ideias e mexer consciências. Na mente da maioria, a publicidade é associada a algo aborrecido e intrusivo. Porém, é raro que passemos um dia sem vê-la, nem que seja por uns instantes. E sejamos honestos: é graças a ela que os meios de comunicação conseguem se manter. Contudo, há ocasiões em que a publicidade não existe apenas para provocar a venda de produtos, mas também para criar seriedade e consciencializar as pessoas a respeito de temas como o combate à corrupção e a proteção ao meio ambiente. Neste postpodem ver uma compilação de exemplos apelativos de como, com a ajuda da publicidade, nos previnem de cometer erros fatais. As causas sociais estão por toda a parte, mas às vezes esquecemo-nos da importância em respeitar a natureza, de ler um livro ou de cuidar da nossa saúde. Os exemplos a seguir servem como lembretes de quem somos e de nosso lugar no mundo. Porque quando se junta uma boa dose de criatividade com consciencialização, todos agradecem.

 

1. Incentivo à leitura

Com o trocadilho "Words create worlds" ("Palavras criam mundos", em inglês), a Anagram Bookshop tenta incentivar a leitura de livros.




2. Respeitar o meio ambiente

Fauna e flora estão unidas. E os homens fazem parte disso. “Sejamos a melhor equipa do mundo”.




3. Respeito ao ciclista

Este anúncio exalta que "todos somos condutores", onde um ciclista aparece travestido de Carocha para mostrar a importância de dividirmos as vias.



 

4. Conduzir com o telemóvel na mão

A Audi pede para as pessoas deixarem o telemóvel de lado e aproveitarem a paisagem, que é muito mais bonita ao vivo do que através de filtros do Instagram. “Largue o telefone quando conduz”




5. Não à caça

“Ser uma lembrança dói”: a WWF trocou as posições e mostra como seria se fossem os tigres que nos caçassem. 




6. Contra a corrupção

A corrupção pode fazer enriquecer rapidamente, como mostrado nos itens de luxo destas peças. Porém, a corrupção também deixa rastros, demonstrado através de manchas roxas, as mesmas que costumam aparecer em notas de dinheiro de caixas eletrónicos arrombados.





 

7. Respeitar o meio ambiente

A natureza está a pedir ajuda. Iremos destruí-la totalmente antes de nos apercebermos que precisamos dela?




8. Combate à fome

"Talvez assim você se importe", diz a UNICEF nesta campanha que coloca rostos de crianças bem nutridas substituindo as que estão verdadeiramente a passar necessidades.



 

9. Consciencialização do cancro de mama

Fazendo uso dos airbags como mamas, esta peça mostra que mais mulheres morrem por conta do diagnóstico tardio do cancro de mama do que em acidentes de trânsito.




10. Respeitar o meio ambiente

A Greenpeace foi incisiva: "É esta a impressão digital que vamos deixar?"




11. Condução não combina com telemóvel 

“Não se consegue ver o semáforo enquanto se tecla...” Quando alguém se foca nas conversas de WhatsApp e não no trânsito, pode causar acidentes enquanto se está a divertir. Valerá a pena?




12. Incentivo à leitura

A princesa está a morrer nesta peça publicitária da Literacy Foundation, que diz: "quando uma criança não lê, a imaginação desaparece".



 

13. Contra animais em circos

"Animais não são palhaços", diz este anúncio que tenta consciencializar quanto à presença dos animais em circos.




14: Novo incentivo à leitura

“Leia mais”, defende a maior e mais antiga cadeia de livrarias de Israel, Steimatzky.




Etiquetas:

Comente este artigo