Já era sem tempo... Grupo Lego e Mattel, dois dos maiores fabricantes de brinquedos do mundo, estão a encorajar as crianças a brincar sem fazer mal ao ambiente. Isto porque, no âmbito da indústria de brinquedos, o consumidor está a ficar cada vez mais preocupado com o futuro e a tornar-se mais amigo do ambiente. Daí que os fabricantes estejam a começar a intensificar os seus esforços e a tentar não prejudicar o ambiente. Ora vejamos...

O Grupo Lego apresentou um protótipo de um tijolo Lego criado de plástico reciclado, o último passo para tornar os produtos da marca feitos de materiais sustentáveis. Este novo protótipo, que usa plásticos PET de garrafas recicladas, é o primeiro tijolo feito de materiais reciclados a cumprir os elevados padrões de qualidade e de segurança do Grupo Lego. O novo protótipo, que usa plástico PET (polyethylene terephthalate) de garrafas descartadas, é o primeiro tijolo feito de material reciclado a atender aos rígidos requisitos de qualidade e segurança da empresa.


Uma equipa de mais de 150 pessoas está a trabalhar para encontrar opções sustentáveis para os produtos do Grupo. Ao longo dos últimos três anos, cientistas e engenheiros testaram mais de 250 combinações de variações de materiais PET e centenas de outras fórmulas de plástico. O resultado é um protótipo que reúne vários dos requisitos de segurança, qualidade e funcionalidade – incluindo o poder de encaixe!

Levará ainda algum tempo até que os tijolos feitos de plástico reciclado apareçam nas caixas dos produtos Lego. Esta equipa prosseguirá a testar e a desenvolver a fórmula para animais de estimação e, em seguida, avaliará se deve passar para a fase de produção piloto. Para que se tenha uma noção, esta próxima fase de testes deve levar, pelo menos, um ano. O protótipo é feito de plástico reciclado, proveniente dos Estados Unidos da América, em cumprimento com as normas da FDA (Food & Drug Administration) e da AESA (Autoridade Europeia da Segurança Alimentar) para garantia de qualidade. Em média, um litro de plástico é suficiente para produzir dez tijolos 2x4.

Sobre o processo, Tim Brooks, Vice-Presidente de Responsabilidade Ambiental do Grupo Lego, defende: “Sabemos que as crianças se preocupam com o ambiente e queremos fazer os nossos produtos mais sustentáveis. Mesmo sabendo que ainda vai demorar algum tempo até sermos capazes de produzir tijolos feitos de plástico reciclado, queremos que as crianças saibam que estamos a trabalhar para isso e que os queremos nesta viagem connosco. Tentativa e erro é uma parte importante na aprendizagem e na inovação. Tal como as crianças constroem, desconstroem e voltam a construir com tijolos Lego em casa, nós estamos a fazer o mesmo no nosso laboratório.”


Este processo inovador usa uma tecnologia de composição sob medida para combinar o PET reciclado com aditivos de reforço. O protótipo de tijolo reciclado é o mais recente desenvolvimento para tornar os produtos do Grupo Lego mais sustentáveis. Em 2020, a empresa anunciou que começaria a remover o plástico descartável das suas caixas. E em 2018, passou a produzir elementos de Biopolietileno (Bio-PE), feito a partir de cana-de-açúcar de origem sustentável. Muitos sets Lego contêm elementos feitos de Bio-PE, que são perfeitos para fazer peças menores e mais suaves, como árvores, galhos, folhas e acessórios para minifiguras. Porém, o Bio-PE não é adequado para fazer elementos mais duros e mais fortes, como os icónicos blocos da Lego.


E em jeito de concluão, Tim Brooks, afirma: “Estamos muito entusiasmados com este avanço. O nosso maior desafio no caminho para a sustentabilidade é repensar e recriar materiais que sejam tão duráveis, resistentes e de tanta qualidade como os dos tijolos existentes – e que continuem a encaixar na perfeição com os tijolos criados nestes 60 anos. Com este protótipo podemos mostrar os progressos alcançados.”



A Lego não está apenas preocupada com o ambiente, mas também com os valores sociais. Assim e de modo a celebrar a diversidade, o Grupo lançou o LEGO® Todos São Incríveis, o modelo de construção inspirado na bandeira arco-íris, um símbolo de amor e aceitação pela comunidade LGBTQIA+, contendo 11 minifiguras monocromáticas, cada uma com uma cor do arco-íris e um estilo de penteado único. Este set, composto por 346 peças, possui dimensões (10,24 cm de altura e 12,80 cm de largura) pensadas para que se possa orgulhosamente exibi-lo numa prateleira ou num peitoril de uma janela. Sobre este original set Matthew Ashton, Vice-Presidente de Design afirmou: “Eu queria criar um set que simbolizasse a inclusão e celebrasse toda a gente (..) Todos são únicos e com um pouco mais de amor, aceitação e compreensão no mundo, nós podemos sentir-nos mais à vontade para ser o nosso “eu” verdadeiramente incrível!”



Por seu turno, a Mattel acabou de lançar uma coleção de bonecas Barbie feita de plástico 90% reciclado do oceano. Apelidada de Barbie Loves The Ocean, esta coleção representa um grande passo na meta da Mattel em atingir materiais plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica em todos os seus produtos e embalagens até 2030.


Segundo Richard Dickson, Presidente e Diretor de Operações da Mattel: “Este novo lançamento Barbie é mais uma adição ao portfólio crescente da Mattel de marcas voltadas para um propósito que inspiram a consciência ambiental com o nosso consumidor como um foco principal”. E acrescenta: “Na Mattel, capacitamos a próxima geração a explorar as maravilhas da infância e atingir todo o seu potencial. Levamos esta responsabilidade a sério e continuamos a fazer a nossa parte para garantir que as crianças também herdem um mundo cheio de potencial”.



A coleção Barbie Loves The Ocean traz três bonecas cujos corpos são feitos de 90% de peças plásticas recicladas e vem acompanhada do playset de cabana de praia também feito de plástico 90% reciclado. A marca também garante que os seus elevados padrões de fabrico entregarão a mesma qualidade esperada de uma boneca de renome mundial.





Já Lisa McKnight, Vice-Presidente Sénior e Diretora Global de Barbie e Bonecas da Mattel, defende que “O nosso legado de 62 anos está repleto de evolução, à medida que impulsionamos de forma consistente iniciativas projetadas para refletir melhor o mundo que as crianças veem ao seu redor. Barbie Loves The Ocean é um excelente exemplo de inovações sustentáveis que faremos como parte da criação de um futuro ambiente onde as crianças possam prosperar". E finaliza: “Somos apaixonados por alavancar o escopo e o alcance de nossa plataforma global para inspirar as crianças a fazerem parte da mudança que desejam ver no mundo”.




 

Etiquetas:

Comente este artigo