Conforme já devem ter sentido, o verão de São Martinho tem estado aí. Nesta altura do ano, aliás, e todos os anos, é (quase) sempre a mesma coisa. Uns dias antes e depois do 11 de novembro, faz habitualmente sol, fazendo um intervalo no típico tempo de outono. De facto, parece que o outono fica suspenso e o bom tempo regressa. É-nos agradável voltar a sentir raios de sol improváveis e que já pareciam distantes, com temperaturas amenas, algo quentes até. É o chamado verão de São Martinho, o típico período quente a meio de novembro, que vem dar tréguas ao frio acabado de chegar.


Causas meteorológicas à parte, o responsável por este habitual bom tempo, fora de época, é Martinho, um cavaleiro do exército romano. Reza a lenda que, em certo dia no ano de 337, quando Martinho regressava a casa, num dia gelado e tempestuoso, encontrou um mendigo que lhe pediu uma esmola. Martinho não tinha consigo nada que lhe pudesse dar, mas ao lembrar-se, resolveu tirar das suas costas o manto de soldado que possuía e cortá-lo ao meio. Deu, então, metade da capa ao humilde pedinte, que a ela logo se enrolou, protegendo-se do terrível frio que se fazia sentir naquele dia. Nesse mesmo instante, a tempestade parou e um sol extraordinário irradiou no céu. Tal feito ficou conhecido como o milagre de São Martinho. O dedicado cavaleiro romano abandonou, mais tarde, o exército e a guerra, e seguiu a vida religiosa como São Martinho. Foi um dos responsáveis por espalhar a fé cristã pela Gália, a atual França. Dele, diz-se que protege os alfaiates, os cavaleiros, os soldados, os pedintes e os produtores de vinho.


Há, porém, uma justificação meteorológica para o bom tempo que se tem feito sentir: a atmosfera está a ajustar-se à nova estação do ano, a reequilibrar-se. Portanto, o período do São Martinho corresponde, assim, a um intervalo de “flutuação meteorológica” entre duas estações: tivemos o verão, depois veio o equinócio de outono e agora a Terra está a preparar-se para o inverno. Portanto, a atmosfera movimenta-se em função da energia solar que absorve e que depende da estação do ano. Ou seja, ao longo do verão, a atmosfera terrestre absorve mais energia solar do que aquela que perde, mas durante o inverno passa a acontecer o contrário. Entre um e outro momento, a atmosfera terrestre ajusta-se para garantir um equilíbrio energético e é devido a isso que assistimos a fenómenos atípicos para a época como este. E como é que a atmosfera se reequilibra, perguntam vocês? Bem, é através dos fenómenos atmosféricos que determinam as condições meteorológicas, nomeadamente os anticiclones e as zonas depressionárias. Esse reequilíbrio, que garante o balanço energético da atmosfera, tem como consequência o movimento de massas de ar. E no caso de Portugal, como o anticiclone dos Açores ainda mantém a mesma posição que no verão e se assiste a um transporte de ar quente vindo do norte de África, recebemos o tal verão de S. Martinho entre o final de outubro e meados de novembro.


Portanto, seja lenda ou não, o certo é que o este sol de outono raramente falha nesta altura. Mas não pensem que a boa ação de São Martinho ainda nos vai valer a continuação de temperaturas amenas e sol forte, pois o tempo vai já mudar neste fim de semana: vem aí chuva, vento forte e descida da temperatura...

Etiquetas:

Comente este artigo