Consta que o enamoramento da minha amiga Helena Pedro Nunes pelo universo da arte vem desde os seus tempos de criança, em que preferia os lápis Caran d’Ache às bonecas. A sua formação em Design levou-a a optar por uma área empresarial que lhe veio limitar a criatividade, mas Helena ia sempre encontrando a sua motivação nos cursos de desenho e pintura que ia fazendo.

Aí, tal como nas viagens que fazia, nas feiras de arte e exposições de que não abdicava de assistir, ia alimentando o seu amor pela arte. Daí, foi um passo até se tornar coleccionadora, vindo a dedicar-se ao comércio de arte. Mesmo assim, ia ao encontro do seu próprio espaço, nos momentos em que pintava. Actualmente, a Helena dedica-se quase exclusivamente a pintar e pode-se afirmar que se sente mais completa. Para ela, cada quadro é um processo de descoberta, na pesquisa conceptual das texturas hiper-realistas e da paleta infinita de cores. A sua pintura, dedicada ao género do retrato, espelha o universo do glamour feminino, dos rostos sensuais, dos diamantes e dos vestidos ondulantes. Nos retratos que pinta, alguns com base em fotografias de Homem Cardoso, tenta captar sempre o lado mais belo, mas também o mais forte e o mais sensual de cada pessoa.

Até agora, nunca tinha tido a coragem de mostrar esta sua paixão a ninguém. Mas foi vê-la radiante, há 15 dias, a passear-se entre os seus quadros, no espaço Unique, em Lisboa. Confesso que fiquei surpreendido com a sua abordagem, o seu traço, as suas sombras e cores. A Helena há já algum tempo que me falava desta sua paixão de pintar, mas nunca pensei que o fizesse de forma tão consistente. Parabéns, amiga! Continua a ser livre nessa tua criatividade.

Etiquetas:

Comente este artigo