Lembram-se dos Estrumpfes? Pois é, já têm meio século de existência… Estes bonequinhos azuis apareceram, pela primeira vez, como personagens secundárias, numa aventura de Johan e Pirlouit, em 1958, em "La Flûte à Six Schtroumpfs". Peyo, o seu autor, não fazia a mínima ideia de que os seus Estrumpfes viessem a tornar-se tão populares. A ponto de se transformarem num fenómeno à escala mundial, com uma colecção de álbuns de BD própria, uma imensidão de produtos de merchandising, uma série de desenhos animados para televisão nos EUA, inclusive um parque temático e, quem diria, brevemente, uma longa-metragem de Hollywood...

Se por um lado os Estrumpfes fizeram a fortuna de Peyo (nome artístico do autor de banda desenhada belga, Pierre Culliford), também o levaram a afastar-se das restantes personagens que ia criando. Pouco antes de morrer, vitimado por um ataque de coração, em 1992, Peyo lamentava-se pelo facto do sucesso excessivo dos Estrumpfes, o terem transformado num verdadeiro homem de negócios, deixando-lhe pouco tempo de sobra para se dedicar às suas outras personagens.

Sem dúvida nenhuma, Peyo tornou-se sinónimo de Estrumpfes para a maior parte das pessoas. E como este ano está a fazer meio século em que os Estrumpfes viram a luz, o Centre Belge de la Bande Dessinée (CBBD), de Bruxelas, inaugurou uma grande exposição dedicada a esta efeméride, denominada "L'union fait la Schtroumpf!". Esta mostra fica patente até 16 de Novembro, sendo um dos principais acontecimentos das comemorações dos 50 anos destas pequeninas personagens, que se iniciaram em Janeiro, na capital belga, e decorrem até Dezembro.

Segundo o Director do CBBD, Jean Auquier, apesar de dar grande destaques aos seres azuis, a exposição também homenageia o génio criativo de Peyo, pelo que, para além de muitas pranchas, desenhos e alguns inéditos relacionados com os Estrumpfes, faz jus ao seu criador, dando a conhecer outras suas personagens, bem como a sua carreira de desenhador.

Para quem ainda não esteja familiarizado ou algo esquecido, os Estrumpfes são uns seres encantadores, pequeninos e azuis, que vivem numa aldeia de cogumelos, no meio da floresta, algures na Idade Média. Protagonistas de aventuras notáveis, como "Os estrumpfes negros" ou "A estrumpfina", têm como arqui-inimigo o feiticeiro Gasganete e o seu gato.

A carreira destas pequenas criaturas começou, exactamente, a 23 de Outubro de 1958, tendo, até 1992, um total de 17 álbuns publicados. Mas estou certo de que o apogeu deste cinquentenário dar-se-á no cinema, quando um filme vier combinar animação digital com actores de carne e osso. Espera-se que a estreia coincida, ainda, com o 50.º aniversário destas adoráveis personagens azuis. Ao que tudo indica, um dos grandes estúdios de Hollywood vai levar à grande tela as aventuras dos Estrumpfes, que nos EUA são conhecidos por Smurfs. A série animada para televisão, com o mesmo nome, foi exibida naquele país com grande sucesso pela NBC, entre 1981 e 1990, num total de 425 episódios.

A intenção do produtor Jordan Kerner (“A Teia de Charlotte”) é fazer uma longa-metragem que misture animação digital com actores reais, sob a égide da Sony Pictures Animation. Os argumentistas David Stern e David Weiss, autores dos segundo e terceiro filmes de “Shrek”, estão em negociações para co-assinar o guião. Kerner tem estado a trabalhar neste projecto com Véronique Culliford, filha de Peyo, e com Hendrik Coysman, presidente da Laftig, a empresa belga que gere os direitos dos Estrumpfes. Segundo ele, "os Estrumpfes estão entre as personagens mais bem-amadas de todo o mundo, e são uma das marcas mais reconhecidas em toda a parte”. Já Doug Belgrad, presidente da Columbia, afirmou à revista Variety, estarem “muito satisfeitos por os poder mostrar a toda uma nova geração".

A intenção da Columbia e da Sony é ter o filme pronto para estrear até ao final do ano, de preferência antes do próximo dia 23 Outubro, data em que se assinalam, formalmente, os 50 anos do nascimento dos Estrumpfes.

Parabéns aos Estrumpfes, Smurfs, Pitufos ou como se queiram chamar estas pequenas criaturas azuis!

Etiquetas:

Comente este artigo