Mais uma pequena maravilha da animação que não nos chega pelas mãos da Disney... É bom ver que há muita e boa "concorrência" a preencher as nossas necessidades, em termos de desenhos animados. A Dreamworks volta a dar cartas no mundo da animação computorizada. Depois do sucesso da trilogia "Shrek" e de "Madagascar", estes estúdios enveredam agora na história de um panda desajeitado que quer aprender artes marciais para se tornar num mestre.

Tal como na produção do famoso ogre verde, este "Kung Fu Panda" tem um elenco de vozes recheado de estrelas: Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Jackie Chan e Jack Black dão voz às principais personagens. Passado na China antiga, esta animação de longa duração traz-nos a história de um panda preguiçoso chamado Po (Jack Black), que, por obra do acaso, ou talvez não, se torna no único animal capaz de salvar o Vale da Paz do poderoso vilão Tai Lung, um leopardo da neve. Para cumprir a missão, Po recebe aulas da Mistress Tigress (Angelina Jolie) e restante grupo, mas só Mestre Shifu (Dustin Hoffman) o consegue ensinar a lutar como um verdadeiro mestre das artes marciais.

O engraçado é o carismático urso panda Po, dotado de uma descomunal gula e de uma barriga desmesurada, tornar-se no maior herói da China Antiga. O que vem provar a nobreza do dom da perseverança e que vale a pena acreditar que é possível, que se consegue atingir o que se persegue, de lutar por aquilo em que se acredita, de seguir os sonhos...

Na versão portuguesa, os sonhos de Po tornam-se reais quando se junta às artes do Kung Fu ao lado dos seus ídolos – os lendários Tigresa, Grou, Louva, Víbora e Macaco, tendo como líder o seu guru, Mestre Shifu (nesta personagem o nome mantém-se). Foi esta a versão que vi, acompanhado por um menino de 10 anos e devo dizer que as nossas dobragens estão cada vez melhores e mais convincentes. As vozes de Fernanda Serrano, Marco Horácio, José Raposo, Joaquim de Almeida e Diana Chaves, dão verdadeiramente alma a estas encantadores personagens.

Realizado por Mark Osborne e John Stevenson, "O Panda do Kung Fu" tem sentido de fábula, combinando acção e aventura com humor do melhor. Nele, a animação desbrava um novo terreno, fazendo recurso a inusitados close up´s das personagens ou ao efeito stop motion.
Com cenários incrivelmente bem conseguidos, uma aventura dinâmica, com alguma carga afectiva, que faz parte, neste tipo de filmes (seguindo os padrões vencedores da Disney), o resultado é de boa disposição e acção q.b. Vale a pena divertirmo-nos com estes animados desenhos digitais.

Etiquetas:

Comente este artigo