Mickey tem o par de orelhas mais reconhecido da animação e é o Rato entre os ratos protagonistas de todo o cinema e da banda desenhada. Foi há precisamente 80 anos que um rato de suspensórios chamado Mickey (Mouse) dava os seus primeiros passos, aliás, assobios, na sétima arte, quando a animação "Steamboat Willie" fez sua estreia no cinema Colony, em Nova Iorque. Foi a 18 de Novembro de 1928, pelo que nesta terça-feira que passou, foi considerado o aniversário oficial dos 80 anos de Mickey, a criação mais célebre de Walt Disney.

Parece que Mickey já tinha aparecido antes disso, na curta-metragem "Plane Crazy", feita antes de "Steamboat Willie", mas que veio a estrear-se depois, pelo que não contou. Também dizem que a sua imagem surgiu como uma paródia a um filme de Buster Keaton, dando a conhecer um pequeno roedor preto, de calções com suspensórios e sapatos. Este simpático ratinho, que tem vindo a maravilhar gerações, nasceu com outro nome, Mortimer, mas a mulher de Disney preferia que se chamasse Mickey, e ele acabou por aceitar a sugestão e baptizá-lo assim. Embora este carismático rato tenha sido criado por Disney, quem lhe definiu os traços, que ainda são hoje reconhecíveis em todo o Mundo, foi o desenhador norte-americano Ub Iwerks.

A história de "Steamboat Willie", na verdade, é simples e quase não tem diálogos, mas a sua personagem principal acabou por entrar para a história da animação por causa do som sincronizado do filme, onde Mickey aparece a assobiar ao compasso da chaminé do barco. A sua namorada, Minnie, também apareceu pela primeira vez em "Steamboat Willie". Nesse mesmo ano de 1928, tinham sido exibidos dois outros filmes pioneiros, como "Plane crazy" e "Gallopin Gaucho", mas o primeiro sonorizado e que é dado como o do nascimento de Mickey foi mesmo "Steamboat Willie". Naquela época, Disney encontrou algumas dificuldades para fazer a banda sonora deste seu filme, e acabou por gravar a música com uma banda de 15 instrumentos, utilizando os seus próprios assobios para Mickey.

Na história do cinema de animação e da banda desenhada foram surgindo outras personagens inspiradas em ratos, tais como Jerry do “Tom&Jerry”, o Mighty Mouse, o veloz Speedy Gonzalez, o simpático Stuart Little e o mais recente refinado cozinheiro Ratatui. Contudo, Mickey permanece o mais famoso de todos, e é hoje considerado a personificação de toda a indústria Disney, sinónimo da sua magia e fantasia. Uma verdadeira referência na extensa galeria de personagens de animação. Entre as suas mais conhecidas aparições, temos "The band concert", com Mickey a conduzir uma orquestra durante um furacão ou o grande clássico "Fantasia", onde interpreta um desajeitado aprendiz de feiticeiro.

Em 1930, dois anos depois da projecção do seu primeiros filme, surgiram as tiras de banda desenhada de Mickey na imprensa, com desenhos de Iwerks e mais tarde de Floyd Gottfredson, aquele que viria a redefinir os traços e a personalidade de Mickey. Em 1932, Walt Disney recebeu um Oscar da Academia pelo seu Mickey.

Em Portugal, as histórias do Mickey surgiram, pela primeira vez, a 21 de Novembro de 1935, numa revista intitulada "Mickey", que custava 1,50 escudos e que durou até finais de 1936. Nos anos 50, surgiu uma nova publicação - "Rato Mickey", editada pela Agência Portuguesa de Revistas, mas a verdadeira massificação ocorreu nos anos 80, através dos livros aos quadradinhos Disney provenientes do Brasil. Foi através destes que eu tomei conhecimento desta personagem. Na banda desenhada, Mickey era geralmente tido como detective, que andava sempre no encalço dos Irmãos Metralha ou do Mancha Negra, com a ajuda do Pluto e do seu inseparável amigo Pateta. Foram os primeiros livros que li e que adorei. Por isso, o Mickey tem tido sempre uma grande ascendência sobre mim.

Hoje, com personagens animadas menos "credíveis" a aparecerem na televisão, o Mickey tem sido relegado para segundo plano. Porém, ao longo dos anos, a sua popularidade tem vindo a ser alimentada por uma grande máquina de divulgação, nos mais diferentes canais, quer seja a própria televisão, graças aos Clubes Disney de diversos países, Portugal incluído, quer pela venda de produtos associados e ainda também nos vários parques temáticos Disney. Um mito não morre. Mickey Mouse é uma personagem apelativa e encantadora. Uma das mais importantes do Século XX.

Parabéns, Mickey! O teu “pai” Disney ficaria orgulhoso da tua longevidade e o seu espírito de imaginação e fantasia perduram em ti, seu verdadeiro embaixador.

Etiquetas:

Comente este artigo