A história de "O dia em que a Terra parou" parece simples, mas reveste-se de extrema importância nos dias que correm. Um entretenimento ficcionado que se assume como um subtil recado para todas as pessoas e, principalmente, para os actuais Governantes, sobre as consequências da negligência ambiental e da má gestão ecológica do nosso planeta que tem sido levada a cabo. Mas centremo-nos na narrativa. Um alienígena, que se denomina Klaatu, viaja, juntamente com o robot gigante Gort, até à Terra, com o objectivo de fazer um alerta a todos os seus máximos representantes: se continuarem a constituir uma ameaça para a Terra e, em consequência, para todos os seus seres vivos, todos os humanos do planeta deverão ser exterminados!

Assim que chega à Terra – mais precisamente a Manhatan, no Central Park, EUA, algumas pessoas da mais alta patente parecem não querer ouvi-lo, preferindo fazer da sua presença uma grande ameaça. Má escolha... Klaatu vai tendo algumas decepções com os humanos ao se deparar com o desenfreado recurso que fazem das armas de fogo. E, por isso, faz um ultimato: a Terra será destruída, caso os seus conscientes habitantes não mudem de postura. Enquanto vai direccionando, remotamente, todas as criaturas vivas do planeta para umas grandes bolas, como se de Arcas de Noé se tratassem, Klaatu acaba por conviver, por um tempo, com uma família de classe média, e começa a reformular a decisão de se vale a pena tentar salvar nosso planeta da destruição...

Keanu Reeves é o protagonista deste filme, realizado por Scott Derrickson (o mesmo de "O Exorcismo de Emily Rose"). Jennifer Connelly e Jaden Smith, o filho do actor Will Smith, que se estreou no cinema em "À Procura da Felicidade", completam o elenco principal.
"O Dda em que a Terra parou" trata-se de um “remake” do filme de ficção científica dos anos 50, de Robert Wise, com o mesmo nome, que dá que pensar, e a sua temática permanece viva até à actualidade. Hoje mais do que nunca.

O desenrolar do filme pode gerar alguma reflexão. Afinal, a forma adoptada por Klaatu para garantir a harmonia ecológica é a opressão: a Terra iria ser destruída sem piedade. Contudo, num desenrolar de acontecimentos tão importantes e derradeiros, afinal é o fim da raça humana que está em causa, não se sente credibilidade suficiente nas reacções das personagens perante o aproximar de um “decreto” avassalador.

"O dia em que a Terra parou", tal como “A guerra dos mundos”, pode vir a entrar no universo das mais importantes obras de ficção científica no cinema. Um filme que, para além das questões filosóficas que apresenta, entretém q.b. e é possuidor de uma mensagem, infelizemnte, atemporal. A ser visto especialemnte pelos amantes de filmes sobre visitantes de outros planetas...

Etiquetas:

Comente este artigo