Na madrugada do passado Domingo, teve lugar mais uma entrega de Óscares, no Kodak Theatre, em Los Angeles. Esta 81ª cerimónia foi uma das mais curtas e interessantes, revestindo-se de glamour e de entretenimento, como há muito não se via. Em parte, devido ao apresentador deste ano, o actor Hugh Jackman, que soube conduzir o certame com notável elegância e requinte, algum humor, sem cair no “cómico de serviço”, e muita espectacularidade: cantou, encenou, dançou e encantou, deslumbrando-nos a todos. Um verdadeiro one-man-show.

O filme “Quem Quer Ser Bilionário?” foi o grande vencedor da noite. Em dez nomeações, arrecadou oito Óscares: melhor filme, realização, canção original, banda sonora, montagem, fotografia, mistura de som e argumento adaptado. Um feito merecido! Já o filme “O Estranho Caso de Benjamin Button”, nomeado para 13 Óscares, apenas levou três: efeitos especiais, direcção artística e caracterização.

Kate Winslet foi considerada a melhor de entre as cinco actrizes nomeadas. Nas interpretações masculinas, Sean Penn acabou por se evidenciar e recebeu a estatueta de Melhor Actor. Uma vitória que causou alguma surpresa, uma vez que Mickey Rourke era tido como favorito, tal como acontecera noutras ocasiões, onde venceu, na mesma categoria, o BAFTA e o Globo de Ouro. Penélope Cruz alcançou o Óscar de melhor actriz secundária, o que a fez entrar para a história do cinema como a primeira espanhola a receber tal galardão. Sem surpresas, Heath Ledger venceu, a título póstumo, na mesma categoria masculina. Quando a sua família foi receber o Óscar em seu nome, tornando-se num dos momentos mais emocionantes da noite. Os colegas presentes no Kodak Theatre aplaudiram e prestaram-lhe homenagem, visivelmente emocionados.

Muitas foram as beldades que desfilram ao longo da passadeira vermelha. Umas das mais elegantes foram, sem dúvida, Angelina Jolie e Sarah Jessica Parker. Mas confiram a lista dos principais premiados:
Melhor Filme - Slumdog Millionaire
Melhor Realizador – Danny Boyle, por Slumdog Millionaire
Melhor Actor – Sean Penn, em Milk
Melhor Actriz – Kate Winslet, em The reader
Melhor Actor Secundário - Heath Ledger, em The Dark Knight
Melhor Actriz Secundária - Penélope Cruz, em Vicky Cristina Barcelona
Melhor Filme Estrangeiro – Departures (Japão)
Melhor Filme de Animação – Wall-E
Melhor Argumento Adaptado - Slumdog Millionaire
Melhor Argumento Original - Milk
Melhor Música - Slumdog Millionaire
Melhor Canção – Jai Ho, de Slumdog Millionaire
Melhores Efeitos Visuais - The Curious Case of Benjamin Button
Melhor Fotografia - Slumdog Millionaire
Melhor Direcção Artística - The Curious Case of Benjamin Button
Melhor Guarda-roupa - The Duchess
Melhor Caracterização - The Curious Case of Benjamin Button
Melhor Mistura de Som - Slumdog Millionaire
Melhor Montagem de Som - Slumdog Millionaire
Melhor Edição - Slumdog Millionaire
Jean Hersholt Humanitarian Award - Jerry Lewis

Como já é costume, a atribuição anual dos Óscares da Academia de Hollywood também foi festejada em Lisboa, no Amoreiras Shopping, num evento que serviu para apresentar os vários filmes nomeados e para transmitir, em directo, a cerimónia realizada em Los Angeles. O “Amoreiras Hollywood Oscars” contou com centenas de convidados e personalidades mediáticas, com a equipa da Maya como anfitriã. A Kikas, o Luís e eu não podíamos faltar.

Depois da passagem pela passadeira vermelha, onde fomos recebidos pelas simpáticas Bárbara Taborda e Sara Esteves Cardoso, e entrevistados pelos actores Pedro Lima e Liliana Santos, fomos assistir a dois filmes que se encontravam nomeados para edição dos Óscares deste ano – Frost/Nixon e O Leitor. A seguir ao visionamento dos mesmos, houve tempo para desfrutar da ceia preparada para todos os presentes. Portanto, também por cá, esta foi uma noite que primou pelo glamour e requinte. Para o ano há mais…

Etiquetas:

Comente este artigo