O projecto de sensibilização à população levado a cabo pela Associação Portuguesa de Psoríase e consequente assinatura de Petição teve um momento alto no passado dia 19 de Maio, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Nesse local emblemático da captial, a PSOPortugal realizou uma acção de rua consistiu na colocação de uma tela plástica gigante com a impressão do logótipo da Associação, para dar notoriedade à realização da acção e representar os 250 mil Portugueses que sofrem de Psoríase; na entrega de folhetos informativos sobre a patologia, efectuada por 4 voluntários nos espaços circundantes no sentido de divulgar por todos os transeuntes o objectivo desta acção e recolher assinaturas para a Petição e no envolvimento de figuras públicas, que não só deram a cara pela causa, como pintaram telas com imagens alusivas ao tema.

É nestas alturas que podemos fazer valer a nossa notoriedade e marcar a diferença. Por isso, foi com muito gosto que me juntei à Marta Wahnon, ao Diogo Morgado, à Marisa Perez, à Liliana Santos, à Cláudia Semedo, à Iva Domingues e também à deputada e minha amiga, Teresa Caeiro.

Ao longo deste ano, a PSOPortugal vai implementar uma campanha de sensibilização para o problema da psoríase, junto da opinião pública. Esta campanha tem como objectivo alertar para o facto de existirem cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase e reconhecer a doença como crónica. Portanto, se por um lado se pretende alertar e sensibilizar a população em geral para a discriminação, social e profissional, de que são alvo as pessoas que padecem psoríase, é também urgente o reconhecimento desta doença, pelo que a PSOPortugal agradece o reunião do maior número de assinaturas possíveis numa Petição, a entregar, no final do ano, na Assembleia da República.

Alguns dados sobre a doença:
- A Psoríase é uma doença da pele que afecta entre 1 a 3 por cento da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas). Em Portugal, estima-se que cerca de 250 mil pessoas sofram de psoríase.
- É uma doença crónica, incurável e não contagiosa, que se caracteriza pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam preferencialmente os cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. Nos casos mais graves, estas lesões podem cobrir extensas áreas do corpo.
- Manifesta-se em ambos os sexos e, principalmente, na faixa etária entre os 20 e os 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Embora a sua causa seja desconhecida, sabe-se que cerca de 30 por cento das pessoas que têm psoríase apresentam antecedentes familiares da doença.
- Como é uma doença que afecta a pele, um órgão externo e visível, esta doença tem efeitos psicológicos. Mostrar as mãos em público, mudar de roupa perto de colegas de balneário ou andar de calções e t-shirt são algumas das situações evitadas pelos doentes.
- Cerca de um quarto dos doentes sofre de outras doenças crónicas, como a diabetes, o colesterol e a hipertensão arterial.

Por tudo isto, aproveito para solicitar, a todos quanto visitam o meu blog, que assinem a Petição em www.peticao.com.pt/psoportugal

Etiquetas:

One Response so far.

Comente este artigo