Filipe La Féria nunca desilude, mas, o mais incrível, é que tão pouco pára de nos surpreender... "A gaiola das loucas" (La Cage aux Folles), o seu mais recente musical, estreou no Porto no passado 13 de Junho, com uma mega podução e um elenco de primeira, a fazer jus a umas das mais célebres obras-primas do humor e do espectáculo. O muito bem restaurado Teatro Rivoli, no Porto, foi o palco eleito para receber tão ilustre e divertido musical. Entre plumas e travestis, diverti-me a valer!

“A Gaiola das Loucas”, em versão lusa, conta a história do famoso transformista Zázá Napoli que mantém uma união de facto com o proprietário da discoteca “A Gaiola das Loucas”, situada em Cascais, Armando Del Carlo. Contudo, o filho deste, Ricardo, quer
casar com a filha do Presidente do Partido da Moral e do Progresso, candidato a Primeiro Ministro de Portugal nas próximas eleições legislativas e chefe de uma respeitada família do Porto. Estas foram algumas das “nuances” necessárias para adaptar e transformar ”A Gaiola das Loucas”, uma hilariante comédia sobre a hipocrisia da nossa sociedade. Com um humor oportuno e actual, “A gaiola das Loucas” tem a música de um dos maiores génios da Broadway, Jerry Herman, bem como o argumento de outro gigante do teatro nova-iorquino, Harvey Fierstein.

Como disse, La Féria foi buscar um elenco de grandes actores para levar a cabo “A gaiola das Loucas”. José Raposo regressa ao género musical, depois de “Um violino no telhado”, papel pelo qual recebeu um Globo de Ouro. Raposo tem aqui um desempenho magistral, criando, de forma convincente, o divertido e enternecedor transformista de cabaret, Zaza. Carlos Quintas interpreta, muito bem, o seu companheiro de vida. Rita Ribeiro, Joel Branco, Helena Rocha, Hugo Rendas e Alexandre Falcão acompanham-nos nas suas aventura se desventuras… Filipe La Féria garante que esta é uma das suas produções mais caras de sempre, e quem, como eu, assistiu, percebe porquê. Uma das valiosas contribuições reside no majestoso guarda-roupa, assinado por João Rolo. Magnífico, a vestir cada personagem sem pudor, com tudo o que ela tem de direito. Depois, vêm o equipamento de som e a alta tecnologia, numa produção que envolve mais de 120 pessoas, entre actores, cantores, bailarinos, músicos e técnicos. “A Gaiola das Loucas” tem ainda a participação especial de Herman José, Ana Bola, Maria Ruef, Fernando Mendes e Maria João Abreu, via video.

Na noite de estreia, a Praça de D. João I, onde se situa o Rivoli, foi transformada num ambiente de discoteca. Após o espectáculo, uma imensa estrutura, a cargo da Cateri, recebeu os convidados especiais de todos os quadrantes da sociedade, que se deslocaram ao Porto para assistirem à grande estreia, como Maria José Galvão de Sousa, Fátima Vilela, Cláudia Jacques, etc.. Espalhados pelo recinto, decorado a preceito, alguns dos mais famosos travestis portugueses actuavam. Um must!

Este novo musical pode ser visto às 21h30, de terça a sábado, e às 17h00 aos fins-de-semana e feriados. Não percam! Vale mesmo a pena verem “A Gaiola das Loucas”.

Etiquetas:

Comente este artigo