Foi, com muito orgulho e honra, que aceitei o convite para participar na campanha Pobreza Zero 2009. Isto porque o programa Pobreza Zero tem, como principal objectivo, contribuir para que este movimento internacional de luta contra a pobreza e pela promoção do desenvolvimento humano, ecológico, social e económico, se reforce através de vários eventos e projectos criados para angariar fundos. O respectivo "lucro" obtido visa possibilitar manter a sua actividade de advocacia social e mobilização na luta contra a pobreza e discriminações, tal como permitindo ainda o co-financiamento de projectos sustentáveis em Portugal e em Países onde seja fundamental contribuir para os ODM (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio).

A campanha Pobreza Zero nasceu em Maio de 2005, quando a Oikos, em cooperação com a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), convidou Eveline Herfekens, coordenadora executiva da Millennium Campaign das Nações Unidas (http://www.millenniumcampaign.org), para uma visita a Portugal. Durante este encontro, foi abordada a situação internacional no que diz respeito aos crescentes níveis de pobreza extrema e fome crónica, assim como a falta de cuidados básicos de saúde e a impossibilidade de ter acesso ao ensino primário para a maioria da população mundial. Ao mesmo tempo, abordou-se a necessidade de despertar a sociedade portuguesa para esta situação e a sua possível solução, representada pela realização dos 8 Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Neste sentido, a Oikos propôs a criação de uma campanha nacional, denominada "Pobreza Zero". O intuito era juntar-se ao GCAP – Apelo Global para a Acção contra a Pobreza (http://www.whiteband.org), que arrancara em Setembro de 2003, durante uma reunião de ONGs (Organizações Não Governamentais) em Maputo, sob o impulso de personalidades, como Graça Machel e Kumi Naidoo (Secretário-Geral da Civicus). O GCAP é uma aliança integrada por coligações e campanhas, presentes em mais de 100 países, e que integra uma diversidade de grupos comunitários, ONG, sindicatos, organizações religiosas, e cidadãos, comprometidos na luta contra a pobreza.

Mais tarde, a partir do início de 2007, a campanha Pobreza Zero passou a ser gerida por um consórcio de 4 ONGs: Amnistia Internacional, Médicos do Mundo, Oikos e Quercus. Todos os fundos recolhidos pela Pobreza Zero são fundamentais para alimentar a continuidade do trabalho desenvolvido, tendo já começado a co-financiar projectos nacionais e internacionais.

A Campanha Pobreza Zero e a In Events criaram um conjunto de iniciativas de responsabilidade social, de forma a que a mensagem atinja o maior número de pessoas possível, pela positiva com glamour e elegância. Porque a campanha Pobreza Zero não depende de subsídios. É, antes, uma campanha que depende da vontade de todos nós em apostar numa existência humana com dignidade. Ao dar a cara, tal como Filipa Gonçalves, Pedro Ramos e Ramos, Madjer, Fernanda Freitas, entre outros, estou a dar visibilidade a um conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo grupo Impala, através das revistas VIP, Nova Gente e TV 7 Dias, tais como a oportunidade de adquirir a nova T-shirt criada por Augustus e a pulseira Pobreza Zero. Dirijam-se já a uma banca, pois esta é a última semana...

Mais informações em http://pobrezazero.heylife.com

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