Foi no passado Domingo. Amaury Laverhne, das Ilhas Reunião, sagrou-se campeão mundial de bodyboard, ao vencer o Sintra Portugal PRO, 5ª etapa do circuito mundial, a mais participada e premiada.
Pelo 15.º ano consecutivo, este título foi disputado na Praia Grande pelos melhores da modalidade. Ainda com o campeonato por acabar, este vencedor atingiu já o número total de pontos que lhe permitiu, antecipadamente, conquistar o título mundial, levoando para casa um prize money de 8.000 mil dólares.

“Ver consagrado o Campeão do Mundo nas praias de Sintra é um claro sinal que a aposta destes 15 anos é para manter. O Sintra Portugal PRO é mais antiga prova na Europa e a que tem maior prize money. No que depender da Câmara Municipal de Sintra, a Praia Grande continuará a ser um local incontornável do bodyboard”, sublinhou Lino Ramos, Vereador de Turismo da Câmara Municipal de Sintra.

Nesta edição, destaque para a participação dos bodyboarders portugueses, Manuel Centeno e Catarina Sousa, que chegaram às meias-finais das respectivas categorias (provas Masculina e Feminina), conseguindo a terceira posição, e a obtenção do segundo lugar por parte de uma atleta estreante japonesa, Miya Inoue, que ajuda a promover Sintra num dos mercados emissores, que tem tido mais crescimento.

O Sintra Portugal PRO integra, conjuntamente, com as provas Mundiais do Circuito Grand Slam do Havai, Chile, Brasil e Canárias, a “primeira divisão Mundial” da modalidade, e é considerada a prova mítica do circuito, fazendo já parte da tradição desta jovem modalidade. Factores de excelência contribuem para que a Praia Grande esteja na rota turístico-desportiva mundial das modalidades que requerem boas ondas, sendo um destino de eleição dos praticantes de bodyboard e surf, principalmente pela qualidade das ondas e misticismo do local.

Com um prize money total de 60 000 dólares, esta continua a ser a prova mais premiada de todo o circuito mundial, e é também a etapa mais antiga da Europa.

O apresentador Francisco Mendes, os actores Norberto Paulo e Luís Lourenço e a modelo Joana Caçador, forma alguns dos jovens que se associaram ao Sintra Portugal PRO 2010, marcando presença na apresentação oficial da prova mítica do circuito mundial de bodyboard, antes do arranque da competição.

Este foi todo um envolvimento do Pelouro de Turismo da Câmara, ao qual agora pertenço. A realização deste evento tem trazido ao Concelho de Sintra milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, e diversos sponsors, justificando o investimento do Município, com resultados directos na restauração e hotelaria locais e na promoção internacional da "Capital do Romantismo". Mais info em www.sintraromantica.net

Etiquetas:

Comente este artigo